Em 2011, sete fóruns foram arrombados no Ceará. A preocupação não está somente na invasão, mas na facilidade que criminosos encontram, sem enfrentar qualquer resistência policial, e no tipo de objeto que é levado: na maioria das vezes, armas e munições apreendidas e guardadas em salas desprotegidas.

O problema não é novo. A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) já procurou o Tribunal de Justiça e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para pedir providências sobre o nome. Além de segurança, faltam magistrados no interior cearense. O presidente da OAB, Valdetário Monteiro, afirma que os fóruns estão abandonados.

"As apreensões de armas, metralhadoras, revólveres, armas exclusivas de uso do Exército, são levadas para o fórum. Tem mais de 60 comarcas sem magistrado. Se não tem nem juiz, como vai ter alguém que vá ordenar e organizar a defesa institucional desse local, que deve ter uma estrutura de segurança", questionou Monteiro.

O advogado considera a situação preocupante e pede cuidado às pessoas que moram próximas de algum fórum. "O risco (é grande) de uma leva dessa de arma atingir um cidadão, como já aconteceu com a advocacia do Ceará, quando um advogado estava fazendo uma audiência e roubaram um banco que fica embaixo. O advogado levou um tiro sem ter nada a ver, excercendo sua atividade funcional de forma correta", disse.

Fonte:Ceará Agora