Os procuradores federais da Advocacia-Geral da União (AGU) realizaram 3.693 acordos durante a Semana Nacional de Conciliação, realizada entre os dias 28 de novembro e 2 dezembro. Cinquenta e seis unidades da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da AGU participaram das conciliações que geraram economia de cerca de R$ 10 milhões aos cofres públicos e pagamento de aproximadamente R$ 17,5 milhões aos cidadãos.

De acordo com o balanço do Departamento de Contencioso da PGF, o valor médio pago em cada um dos acordos foi de R$ 4.798,14. Ou seja, são conciliações feitas em causas de pequeno valor econômico individual. A economia média em cada acordo foi de 35%, superior à média histórica, que é de 30%.

O estado aonde se fez mais acordos foi o Ceará (622 acordos), seguido por São Paulo (533 acordos), Rio Grande do Sul (471 acordos), Piauí (383 acordos) e Tocantins (335 acordos). As cidades com maior quantidade de conciliações foram Teresina/PI (348), Grateús/CE (272) e Pelotas/RS (249).

Para o Diretor Substituto do Departamento de Contencioso da PGF, Gustavo Augusto Freitas de Lima, o resultado da semana foi muito positivo: "Conseguir em uma única semana solucionar os problemas jurídicos de mais de 3.600 pessoas é um feito a ser registrado", disse. Segundo Gustavo Augusto, "economizar quase R$ 10 milhões aos cofres públicos é importante, mas mais importante ainda é sabermos que estamos dando uma resposta aos anseios da sociedade por uma justiça mais rápida."

Fonte: AGU – Rafael Braga