Vinte e dois advogados e advogadas que se dedicam a advocacia e ao magistério foram homenageados, na noite desta segunda-feira, com a medalha Professor Advogado Padrão Antônio Martins Filho, outorgada pela Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil. A solenidade, no Teatro Celina Queiroz, prestigiada por autoridades e familiares dos laureados, foi marcada pela sobriedade e elegância. O coral da OAB-CE emocionou aos presentes com execução de músicas natalinas.

O presidente da entidade, Valdetário Andrade, ressaltou o papel do professor na formação dos futuros profissionais. Em discurso emocionado, lembrou o amor e sonho vividos permanentemente pelo advogado em sala de aula, no zelo pela capacitação dos jovens e o desenvolvimento do ensino jurídico no Brasil. “Meu coração se enche de felicidade por poder homenageá-los nessa noite”, afirmou, dirigindo-se aos contemplados com a medalha.

A medalha foi criada em 2010 pelo Conselho Secional da Ordem, atende sugestão do vice-presidente da entidade Júlio Ponte, e é uma homenagem ao fundador e ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Antônio Martins Filho. Já aposentado, fundou a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Regional do Cariri (URCA).

Na solenidade, a reitora da Universidade de Fortaleza (Unifor), Fátima Veras, lembrou a importância do advogado e professor Antonio Martins Filho para a área do Direito e enfatizou o papel desenvolvido pela Unifor, que teve vários de seus professores homenageados, num reflexo do compromisso da instituição com o ensino. "Temos a árdua missão de ensinar e aprender todos os dias". Em nome da Secional, Marco Antônio Castro Costa, enfatizou a dificuldade do advogado, que se depara com “um Judiciário necessitando de um choque de modernidade e profissionalismo”, que assume o enorme desafio de transmitir, formar, empolgar “uma sociedade conflituosa e que a cada dia se distancia dos bons e velhos valores da ética e da moral”.

“Ser advogado já é uma tarefa árdua, e ser professor é preciso ter vocação. Às vezes, é preciso abrir mão de valores individuais preciosos, como o da própria família”. A observação é de José Clito Carneiro, que falou em nome dos agraciados. Ele lembrou a amplitude e o significado de transmitir conhecimento. “Transmitir conhecimento é um dar infinito, pois nos doamos tanto, que muitas vezes nos deparamos com ex-alunos que nos superam. Aí está a maior recompensa de um professor”, concluiu.

Os homenageados na noite desta segunda-feira foram:  Amélia Rocha, Álvaro Melo Filho, Cândido Albuquerque, Croaci Aguiar, Daniel Colares, Denise Lucena, Débora Oliveira, Dimas Macedo, Fabiano José de Sidou e Costa, Francisco Lisboa Rodrigues, Gina Pompeu, José Clito Carneiro, Joyciane Bezerra de Menezes, Marcelo Dias Ponte, Martônio Mont’Alverne, Paulo Maria Aragão, Yasmin Ximenes Pontes, Sidney Guerra, Valmir Pontes Filho, Armando Costa, Maurício Benevides e Francisco Nogueira.