A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará, (OAB-CE) em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7), apresentou o minicurso “Modernizar é parte do processo”, com o objetivo de treinar advogados e advogadas para a utilização do Processo Judicial Eletrônico (PJe)  que será instalado em toda a Justiça do Trabalho.

O curso foi ministrado na tarde de ontem,  na sala do Conselho Seccional, pelo secretário de Tecnologia da Informação (TI) do TRT7, Juarez Dalago, que mostrou para as dezenas de advogados presentes como irá funcionar o novo sistema de tramitação eletrônica de processos judiciais, além de explicar sobre a certificação digital e o papel do advogado na operacionalidade do PJe.

O presidente da Ordem alencarina, Valdetário Andrade Monteiro, compareceu à abertura do evento, destacando o apoio dado pela Seccional no combate à morosidade da justiça cearense.

“A OAB tem passado por um formato diferente de gestão. Temos uma mudança de postura diante do Poder Judiciário do Ceará, cobrando celeridade nos serviços jurisdicionais através de ações do Movimento Justiça Já”, enfatizou Valdetário Monteiro.

O dirigente da OAB-CE destacou, também, a importância e o planejamento que a Justiça Trabalhista vem conferindo ao sistema de digitalização e virtualização dos processos.

“Parabenizo a postura do TRT7 pela abertura que tem dado para a discussão do processo eletrônico, uma medida inovadora que constitui em vitória histórica  para a advocacia trabalhista”, disse.

O secretário geral da entidade, Cleto Gomes, esteve a frente do treinamento, já que representa a Ordem na parceria com o TRT7, e tem se dedicado  em oferecer estrutura necessária para informar e formar advogados aptos para operar com o  PJe.

“Recebemos o convite do Tribunal do Trabalho e aceitamos o desafio de sermos parceiros desse projeto que promete tornar a justiça trabalhista mais célere, acessível, econômica e eficiente. Temos o privilégio de sermos multiplicadores de conhecimento, oferecendo a OAB Ceará, a Casa do Advogado, para o treinamento de advogados e advogadas”, salientou Cleto Gomes.

Durante o minicurso, os operadores de direito tiveram a oportunidade de fazer a atualização cadastral e certificação digital.

Saiba mais

A partir de 16 de janeiro de 2012, será implantado o Processo Judicial Eletrônico (PJe) na Vara do Trabalho de Caucaia. A Vara foi escolhida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) como uma das quatro varas em todo o país para a implantação do projeto piloto do sistema de tramitação eletrônica de processos judiciais. A Vara substituirá o papel por um sistema de informática fácil e seguro que dará rapidez às decisões judiciais e ampliará as formas de acesso à Justiça.