A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Ceará (OAB/CE), promoveu na manhã de ontem o lançamento da campanha "OAB Solidária", que tem como objetivo arrecadar leite em pó e alimentos não perecíveis para a Casa Vida, mantida pelo Instituto do Câncer do Ceará (ICC).

Segundo a diretora de responsabilidade social do Instituto, Débora Boni, o ICC atende mais da metade dos pacientes com câncer do Estado, muitos deles vindos do Interior.

A Casa Vida abriga esses pacientes e suas famílias, oferecendo apoio psicológico, médico e nutricional. Conforme a diretora, é muito gratificante contar com esse apoio. "Esses pacientes são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e passam por inúmeras dificuldades, principalmente, financeiras. Um gesto como este só reforça a preocupação que a OAB tem com o ser humano" afirma.

Auxílio

De acordo com o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, essa é uma oportunidade ímpar de mostrar solidariedade. Em visita ao ICC, Valdetário conta que teve a chance de ver o sofrimento de quem enfrenta a doença, em especial os que não dispõem de boas condições financeiras. Durante todo o ano, advogados, funcionários e colaboradores da OAB-CE estarão empenhados na arrecadação de alimentos e vestuário para serem distribuídos aos pacientes.

Além da OAB-CE, a campanha conta com a parceria da Justiça Federal no Ceará, Associação dos Jovens Advogados de Fortaleza e Região Metropolitana (Ajafort), Associação dos Advogados Trabalhistas do Ceará (Atrace), Associação dos Advogados Públicos do Ceará (Apafece) e Instituto de Estudos Trabalhistas (Inatra).

De acordo com a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, Katianne Wirna, a campanha foi muito bem atendida por todos. "Estamos empenhados nesse projeto e tenho certeza que será um grande sucesso".

Donativos

Valdetário Monteiro explica que os donativos serão trocados pela camisa da campanha como forma de registro às pessoas que colaboraram com o projeto.

Os pontos de troca da campanha serão na sede da OAB-CE, FESAC, CAACE e em todas as salas da OAB no Fórum Clóvis Beviláqua, Justiça Federal e Justiça do Trabalho. Além desses postos, existem dez sub-secções no Interior do Estado.

A OAB-CE ainda se responsabiliza pela coleta de grandes quantidades de donativos. Nesse caso, é necessário entrar em contato com o Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia.

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: José Leomar