O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) recebeu, na tarde desta segunda-feira (23/01), a visita de estudantes do curso de Direito da Faculdade 7 de Setembro (FA7). A medida faz parte do Programa “Justiça e Cidadania”, que tem a finalidade de aproximar o Judiciário estadual e a sociedade.

Os 26 alunos, que estão entre o 4º e o 7º semestres, conheceram o Memorial, onde está registrada boa parte da história da Justiça estadual, e os setores de Protocolo e Distribuição. Além disso, assistiram a vídeo institucional e conheceram o auditório do Pleno e do Órgão Especial do TJCE.

Segundo Clara Leonor Távora Teixeira, diretora do Departamento de Otimização Organizacional da Secretaria Especial de Planejamento e Gestão do Tribunal, o objetivo é fazer com que os estudantes saibam como funciona, na prática, a Justiça de 2º Grau, do início ao julgamento do processo. “Todas as visitas são esclarecedoras. Orientamos do início ao fim. A finalidade é quebrar o paradigma de que o Judiciário é um Poder hermético e ficar aberto para que a comunidade estudantil conheça as funções e atividades da Justiça”.

Ela destaca que o Fórum Clóvis Beviláqua também adota a iniciativa. Não somente universitários, mas estudantes dos níveis Fundamental e Médio, de instituições públicas e privadas, podem participar.

É a segunda vez que alunos da FA7 visitam o TJCE. O professor David Oliveira, da disciplina de Sociologia Jurídica, acredita ser essencial que os acadêmicos conheçam todas as profissões em que o bacharel em Direito pode atuar. “Eles devem saber sobre a realidade jurídica e possibilidades de todas as carreiras, inclusive da magistratura”.

Débora Nobre, que está no 4º semestre, ressaltou a importância da iniciativa. Ela, que ainda não decidiu em que área vai atuar, considera que conhecer o Judiciário pode ser um passo significativo.

O “Justiça e Cidadania” foi instituído por meio da Resolução nº 05/2011. O objetivo é “estabelecer um canal de comunicação entre o Judiciário cearense e a sociedade, por meio de iniciativas que divulguem, com transparência, clareza e linguagem acessível, aspectos relativos ao papel, estrutura e funcionamento deste Poder, além de orientar o cidadão sobre os seus direitos”.

A medida está alinhada à Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê, ao menos, a implantação de um projeto de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Judiciário.

 

Fonte: TJ-CE