Além da motivação peculiar e a ansiedade corriqueira de quem está iniciando uma carreira, a tônica do XII Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia, aberto, ontem, pelo presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, na sede Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (Fesac), foram os comentários positivos sobre a iniciativa. As aulas são gratuitas e prosseguem até o próximo dia 3 de fevereiro.

Para Ítalo Herbster Lucas, de 25 anos, o que o levou a se inscrever foi o nível elevado dos profissionais que estão ministrando as aulas. "Devido à grade de bons professores e da qualificação que o curso oferece, resolvi fazê-lo.  Com o curso aumentamos a nossa experiência e entramos no mercado de trabalho mais capacitados. A OAB-CE está de parabéns"

As irmãs Camila Tabatinga Araújo, 25, e Sabrina Tabatinga Araújo, 23, gostaram do que viram no primeiro dia de aula. Elas falaram sobre a contribuição que essa ação deverá dar na atuação delas como profissionalmente.  “Como advogada, vejo como uma atualização sobre as novas vertentes e como oportunidade de expandirmos o nosso escritório, dar uma alavancada, já que estamos começando juntas. Essa iniciativa da OAB-CE é interessante, porque o mercado é grande e serve de parâmetro para os novos advogados. A pessoa sai imatura da faculdade e aqui, no curso, recebemos uma visão de gestão de escritório", contou Camila.

Na opinão de André Sousa do Carmo, 37, recém-aprovado no Exame de Ordem, já é possível enxergar os benefícios que o preparatório trará para sua carreira. "Tenho expectativa positiva com relação ao curso. Sairei daqui com um direcionamento de como atuar na área do Direito. Será uma boa experiência. A iniciativa da OAB-CE é louvável, pois os novos profissionais recebem a motivação dos que já atuam no mercado de trabalho há um bom tempo. Eles compartilham as suas experiências com os jovens e nos orienta. É uma iniciativa generosa", comentou.

Na aula de abertura de ontem à noite, Valdetário Andrade Monteiro falou sobre sobre o tema marketing jurídico. Por mais de duas horas, ele procurou estimular os ouvintes a persistirem  em seus sonhos. Chamou atenção, entretanto, para a formação e capacitação. O presidente da OAB-CE lembrou que o Ceará  está entrando em um novo momento econômico, ao ser uma das sedes  da Copa do Mundo de Futebol e a Copa das Federações. “Vamos viver um período em que muitos profissionais serão  requisitados. O  diferencial para ser empregado e estar capacitado.  O  conhecimento no Direito é fundamental”, orientou.