A Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio do movimento Justiça Já, realizará uma mobilização de toda a classe dos advogados, convocando os cidadãos cearenses e toda a  sociedade civil organizada em favor da autonomia dos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para garantir transparência no Poder Judiciário.

A mobilização está marcada para ocorrer na próxima terça-feira, 31, a partir das 15 horas, no átrio do Fórum da Justiça Estadual Clóvis Beviláqua.

O Ato público contará com a adesão e participação de todas as Subseções da OAB em todo o Estado que farão manifestação em suas próprias áreas de atuação.

“O CNJ é a melhor ferramenta cidadã para o bom andamento do Poder Judiciário, permitindo a transparência das ações da Justiça. Sem suas atribuições, haveria um retrocesso no processo de democratização da sociedade e, consequentemente, dos serviços jurisdicionais prestados a mesma”, afirmou o coordenador do movimento Justiça Já, Edimir Martins.

O movimento da OAB Ceará é de apoio a ato semelhante que acontecerá em todo o país, promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) em defesa dos poderes do Conselho para investigar magistrados por desvios ético-disciplinares. O ato também será realizado na próxima terça-feira (31), a partir das 14h, na sede da OAB, em Brasília.

O evento pró CNJ pretende ser um alerta contra as tentativas de esvaziamento das atribuições do órgão de controle externo do Judiciário, expressas na Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) nº 4638, em exame no Supremo Tribunal Federal (STF), cujo mérito deve ser julgado logo após a abertura do ano Judiciário, dia 1º de fevereiro.