A OAB-CE abriu um canal de materialização de acordo entre os servidores do Judiciário e governo estadual. Na manhã desta segunda-feira, 9, a diretoria da Ordem cearense recebeu a direção do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça-CE), e se prontificou em levar as tratativas dos servidores ao conhecimento da Comissão de Negociação de Crise.

O objetivo é impedir que haja outra paralisação em massa, dessa vez no Judiciário. "É preciso evitar que ocorra com o Judiciário o mesmo que aconteceu no caso dos policiais militares e bombeiros", afirmou o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, ao abrir a reunião.

Segundo o coordenador Geral do SindJustiça-CE, Roberto Eudes, um dos principais pontos da contraproposta da categoria é a busca pela isonomia salarial dos servidores de Fortaleza e dos demais municípios do Estado. "Hoje, 60% dos servidores no Interior ganham abaixo dos que trabalham na Capital. Isso é uma injustiça histórica", afirmou.

De acordo com Roberto, outro item importante, que será levado por Valdetário Monteiro à mesa de negociação, além da implementação imediata da correção das distorções entre servidores de Fortaleza e do Interior, é a implantação da jornada de 40 horas semanais, em caráter facultativo. Além disso, o SindJustiça-CE acredita que é necessário expandir a gratificação de interiorização para reduzir o fluxo de servidores entre as comarcas.

Também ficou acertado de que o SindJustiça-CE vai aguardar a divulgação do cronograma de negociações por parte do governo na próxima quinta-feira antes de qualquer deliberação a favor da paralisação.

Estiveram presentes na reunião o vice-presidente da OAB-CE, Júlio Ponte, e o coordenador Jurídico do sindicato e a coordenadora de aposentoria e pensionistas do sindicato, respectivamente, Emmanuel Alves e Sheila Vera.