“Hoje, Caucaia faz história e fico feliz em presenciar a implantação do processo eletrônico fruto de grande debate entre tribunais, advocacia e servidores”, declarou o presidente da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Valdetário Andrade Monteiro, no discurso de instalação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe/JT) em Caucaia, na noite desta segunda-feira (16/1). Na solenidade, foi enfatizado o pioneirismo da Justiça do Trabalho, propiciado pela união de esforços dos operadores do Direito.

A Vara do Trabalho de Caucaia, que existe desde 2005, é a primeira da região Nordeste e a segunda no País a contar com o PJe-JT. Em dezembro, a Vara do Trabalho de Navegantes (SC) foi a primeira a utilizar a ferramenta. Os servidores de Caucaia foram capacitados para usar a nova tecnologia em todas as novas ações trabalhistas sem comprometer o andamento dos processos em papel já existentes, que continuarão na forma física até serem solucionados.

Para Valdetário Monteiro, é fundamental o engajamento de todos para a consolidação do sistema. “A advocacia tem se preparado. Nós temos incentivado, a todo momento, a utilização do PJe. E que hoje, sendo a segunda Vara do Brasil a inaugurar o processo eletrônico, possamos expandir com esse mesmo princípio de participação e de cooperação entre as classes de construtores e operadores de Direito”, finalizou.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen, fez analogia entre o sistema eletrônico e o desbravamento dos mares. “Na cidade portuária de Navegantes, em Santa Catarina, em 5 de dezembro de 2011, lançamos ao mar, em linguagem figurada, um portentoso navio.O novo e uno sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) desenvolvido pela e para a Justiça do Trabalho, que superará em breve os autos físicos. Aqui e agora, pouco mais de um mês depois, essa grande embarcação, vem singrar estes mares tranquilos do Nordeste brasileiro, proporcionados pelos ventos alísios, dando continuidade à longa viagem iniciada no sul”.

O ministro acrescentou que o desenvolvimento do sistema só foi possível com o apoio dos Tribunais Regionais do Trabalho, que cederam servidores para o projeto. “O estaleiro em que se construiu essa obra reúne dezenas de servidores e juízes de vários tribunais regionais. A ponto de parecer uma babel de sotaques e expressões próprias de cada canto deste país continental. Pelas diferentes expressões peculiares, hábitos diversos, mas todos unidos no mesmo discurso, que tem por fim dar à Justiça do Trabalho uma ferramenta útil e que corresponda à sua tradição de celeridade e efetividade na prestação jurisdicional”.

Já o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, desembargador Cláudio Soares Pires, reforçou que a assimilação do sistema por todos os usuários contribuirá para a cidadania. “O que hoje assistimos é para sempre e, como tal, urge a todos os operadores do Direito compreensão quanto à presença do computador em nossos lares e escritórios com sua dedicação mais nobre: a de servir à Justiça do Trabalho”, afirmou o magistrado.

Entusiasta da informatização, o Secretário-Geral da OAB-CE, Cleto Gomes, ressaltou a importância do Ceará ser pioneiro na implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho. “A advocacia trabalhista cearense entra em uma nova era. Estamos vivendo uma revolução cultural, o que exige uma nova postura de planejamento estratégico”, constatou.