Uma população de 795.830 habitantes vai se beneficiar direta ou indiretamente com a chegada do Processo Judicial Eletrônico (PJe/JT), que o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) instalará na unidade judiciária de Caucaia na próxima segunda-feira (16/1). Eles são moradores dos 16 municípios que estão sob a jurisdição da Vara do Trabalho localizada na região metropolitana de Fortaleza.

Além da população de Caucaia, o novo serviço irá beneficiar trabalhadores dos municípios de Apuiarés, General Sampaio, Itapagé, Itapipoca, Paracuru, Paraipaba, Paramoti, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama. Eles não precisarão mais recorrer ao papel ou se deslocar até a Vara do Trabalho para ingressarem ou consultarem o andamento de uma ação trabalhista. Tudo poderá ser feito via computador, a qualquer hora do dia.

Realidade regional: a Vara do Trabalho de Caucaia recebe demandas, por exemplo, de trabalhadores do complexo do Pecém, porto líder nacional na exportação de frutas e terceiro destino nacional das importações de aço e ferro fundido. O porto está localizado no município de São Gonçalo do Amarante, que possui população de 43.980 pessoas e o quarto maior PIB per capita do Ceará, de R$ 15.360.

Em contrapartida, também é para Vara de Caucaia que recorrem em busca de soluções para conflitos os trabalhadores rurais do pequeno município de General Sampaio, com 6.218 habitantes e PIB per capita R$ 3.778. É da agricultura, principal atividade econômica do local, que surgem alguns dos conflitos trabalhistas solucionados pela Vara de Caucaia.
 

Fonte: TRT 7ª região