“Eu entendo que a primeira forma de você renovar o Judiciário, de fazer sua verdadeira reformulação, vai se dar através da academia. Então, nós temos que, cada vez mais, valorizar esta Escola.”

As palavras acima foram dirigidas à Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) pelo Juiz Ricardo de Araújo Barreto, na noite da última sexta-feira (27/01), por ocasião de sua posse como presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), para o biênio 2012-2013.

A solenidade, transmitida ao vivo pela internet, transcorreu no auditório Des. José Maria de Queirós e foi prestigiada pelo Diretor da Esmec, Desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva; por seu Juiz Coordenador, Emílio de Medeiros Viana; e pelo presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Desembargador Henrique Nelson Calandra, dentre outras autoridades.

Nélson Calandra saudou o desembargador Lincoln Araújo como “Diretor desse templo que é a Escola da Magistratura do Ceará” e fez elogios aos Juízes Marcelo Roseno (que deixou a presidência da ACM) e Ricardo Barreto (que assumiu o cargo). Lamentou o ocorrido com familiares da Desembargadora Sérgia Miranda, além do recente atentado no Fórum de Guaraciaba do Norte, e pediu mais proteção aos magistrados brasileiros.

Além de Ricardo Barreto na presidência da ACM, tomaram posse os seguintes membros dos Conselhos Executivo e Fiscal:

CONSELHO EXECUTIVO
1º Vice Presidente: juiz Irandes Bastos Sales