O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secional Ceará, Valdetário Andrade Monteiro, participará logo mais às 14h, em Brasília, de ato público do Conselho Federal da Ordem em defesa da autonomia dos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para investigar atos dos magistrados por desvios ético-disciplinares e garantir transparência do Poder Judiciário.

O movimento, liderado pelo presidente da OAB, Ophir Cavalcante, mobilizará toda a classe dos advogados, presidentes das Secionais de todos os estados, conselheiros federais, juristas renomados, parlamentares e representantes de importantes entidades da sociedade civil brasileira.

A mobilização pró-CNJ pretende ser um alerta contra as tentativas de esvaziamento das atribuições do órgão de controle externo do Judiciário, com julgamento previsto para ocorrer amanhã (01) no Supremo Tribunal Federal, quando começa o ano Judiciário.

Para Valdetário Monteiro, o ato público simboliza a luta da Ordem pelo estabelecimento do Estado Democrático de Direito, e pelas garantias constitucionais e a independência do CNJ.

“Essa luta não é só da advocacia, indispensável à administração da Justiça, mas uma oportunidade de toda a sociedade unir-se para combater os abusos que ameaçam a própria democracia e liberdade. A OAB-CE não poderia ficar silente diante dessa situação’, disse.

A OAB-CE, por meio do movimento Justiça Já, também mobilizará a sociedade cearense em ato simultâneo, que ocorrerá no átrio do Fórum Clóvis Beviláqua, a partir das 15 horas desta terça-feira, 31.