A Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil, por intermédio de sua Comissão de Saúde, realizará a segunda visita de inspeção deste ano nos postos de saúde de Fortaleza. A ação será no próximo sábado, dia 25 de fevereiro, e faz parte de um cronograma de visitas agendado até o mês de maio.

O objetivo é conhecer de perto a realidade do atendimento público nesses locais além de analisar a estrutura física das unidades, equipamentos, manutenção e recursos humanos. Ao final dos trabalhos, que incluem na programação 50 postos, a comitiva deve desenvolver um relatório para ser encaminhado para o Ministério Público Estadual (MPE), Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Regional de Medicina (CRM), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

No primeiro dia de visita, realizada na semana que antecedeu o Carnaval, a Comissão de Saúde identificou inúmeras irregularidades. As mais graves foram falta de médicos e de medicamentos para controle da pressão arterial e prevenção de câncer de colo de útero, salas pequenas e sem ventilação, ausência de testes biológicos para detectar se equipamentos estão esterilizados, cestos de lixo destampados nas salas de curativos, ausência de recursos e uma população descontente com o atendimento.

Segue calendário de visitas:
Dias: 25 de fevereiro
         1°, 5 e 10 de março