Já pensou em aproveitar os momentos do Carnaval para se divertir, descansar, brincar e, ao mesmo tempo, ajudar dezenas de pessoas a cuidarem da saúde? É o que está fazendo a “OAB Solidária”. A iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE), arrecada alimentos, leite e roupas para doar ao Instituto do Câncer. Quem participa da campanha, recebe camisetas para participar do pré-carnaval.

O Instituto do Câncer atende, hoje, cerca de 70% dos pacientes cearenses que passam por tratamentos de combate ao câncer. Quem vem do interior para a Capital, precisa ser submetido a tratamento de quimioterapia e radioterapia. Muitas vezes, essas pessoas não têm nem mesmo condições para comprar alimentos e roupas. “O Instituto pediu apoio da OAB e criamos a campanha”, explicou Valdetário Monteiro, presidente da OAB-CE.

Projeto permanente

A camiseta da OAB Solidária foi lançada, sendo trocada inicialmente por leite, roupas e comida. A Ordem cearense teve ajuda de escritórios de advocacia. “Foi bom esse apoio, porque assim o nosso projeto poderá ser uma causa permanente”, avaliou Valdetário Monteiro. Segundo ele, a intenção dos advogados é continuar com o projeto por todo o ano. “Para a OAB, que já tem esse papel de defesa social, isso é muito importante”, considera o advogado.

Para incrementar a campanha, os jovens advogados lançaram um pré-carnaval. Eles já estão arrecadando alimentos, roupas e leite, distribuindo para as pessoas, em troca, camisetas para dois blocos de pré-carnaval, o “Brincando Direito” e o “Alegria é de Lei”, que se reúnem no restaurante Colher de Pau, na Varjota. Quem quiser participar das atividades dos blocos, é só procurar a sede da OAB e engajar-se na campanha. A última ação ligada à iniciativa aconteceu na terça-feira passada, quando cerca de 300 quilos de alimentos foram doados para a OAB, pela Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará (Faece).

Além disso, esta semana, mais de mil latas de leite em pó e meia tonelada de alimentos não perecíveis foram doados pela OAB à Casa Vida, uma entidade de apoio mantida pelo Instituto do Câncer do Ceará, que cuida e pacientes em tratamento, oriundos do interior. Serviço – A arrecadação de alimentos começou em dezembro do ano passado e continua. Pessoas e entidades que desejem se engajar na campanha podem entrar em contato com a OAB-CE, pelos telefones 3216-1600 e 3216-1636.

Fonte: O Estado