No início da manhã ensolarada deste domingo, 12, em Fortaleza, mais de 600 pessoas se reuniram pela paz no trânsito. Educadores físicos, atletas, profissionais liberais realizaram protesto sobre duas rodas contra a violência na CE-040. Promovida pela Secional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), por meio de sua Comissão Especial de Assuntos e Estudos sobre Direito de Trânsito, a manifestação "Eu pedalo na CE", cobrou das autoridades uma maior fiscalização nas vias públicas e, em especial, naquela rodovia estadual, onde corriqueiramente têm ocorrido acidentes, vitimando ciclistas e pedestres. 

 
Em um trajeto de quatro quilômetros entre Fortaleza-Eusébio, os manifestantes defenderam uma melhorar convivência no trânsito. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apoiou o movimento, colocando batedores e viaturas ao longo do percurso, garantindo a segurança dos participantes. 
 
Durante o passeio ciclístico, que teve como ponto de partida de chegada o Centro das Tapioqueiras, os manifestantes chamaram a atenção da sociedade e, principalmente, dos motoristas para uma maior harmonização na relação com pedestres, corredores, ciclistas, motos e demais veículos motorizados.
 
A preocupação da OAB-CE é com os constantes acidentes ocorridos na área urbana da CE-040. De acordo com o presidente da Comissão de Trânsito da Ordem, Fernando Alfredo Franco, a maior parte deles é registrada de manhã cedo, quando jovens saem das casas de shows localizadas naquela área.
 
 "Pedimos maior fiscalização na CE por parte das autoridades. A importância desse ato é ressaltar o respeito aos ciclistas e pedestres e, principalmente, às leis de trânsito", afirma Fernando Alfredo. O presidente da Comissão de Trânsito e Trânsito alerta também para a necessidade de haver mais blitze para flagrar infrações como dirigir após ter ingerido álcool. 
 
Após o passeio, a maioria dos ciclistas ficou concentrada no Centro das Tapioqueiras acompanhando, pela televisão, o 21 Triathlon Internacional de Santos.