Com a decisão de realizar os dois próximos clássicos pelo Campeonato Cearense com a presença das torcidas de Ceará e Fortaleza, ficou definido que o mando de campo dos dois jogos será da Federação Cearense de Futebol (FCF) e, consequentemente, os sócios-torcedores de ambos os clubes terão de pagar ingressos para terem acesso ao espetáculo. De acordo com o coordenador do Programa de Orientação e Proteção do Consumidor (Procon), João Gualberto, mesmo diante da definição, cabe aos sócios que se sentirem lesados reclamarem junto ao Procon ou ao Juizado Especial.

"Esse é um direito garantido aos torcedores em contrato, o qual garante aos sócios adimplentes o acesso livre aos estádios em jogos nos quais seu clube for mandante. Neste caso especifico (clássicos sem sócio-torcedor), estão fazendo uma cobrança indevida e o torcedor poderá reclamar o ressarcimento", contou Gualberto.

Para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), a decisão é uma prática abusiva, pois a FCF está colocando os torcedores em desvantagem. "Apesar de a Federação estar alegando um não acordo com os clubes, ela está punindo não somente eles, mas toda uma massa de torcedores que está por trás dos times. Diante deste cenário, os próprios clubes poderão entrar com uma ação contra a FCF, pedindo para que ela ressarça àqueles torcedores que se sentirem lesados", afirmou o membro da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/CE, Flávio Feijão.

Federação

Sobre o assunto, o presidente da FCF, Mauro Carmélio, alegou que, diante da falta de posicionamento dos clubes, a Federação teve de assumir o mando de campo das duas partidas para que a realização dos clássicos não fosse prejudicada. "O Estatuto do Torcedor dá o direito do time ter o mando de campo, mas o clube pode renunciar. Neste caso, a FCF assume a organização do clássico. O contrato dos sócios é com o clube, no momento em que o time renuncia o mando não há o que questionar", justificou o dirigente.

Ingressos para clássico começam a ser vendidos

A venda de ingressos para o clássico entre Ceará e Fortaleza no próximo domingo, no estádio Presidente Vargas vão ocorrer a partir das 9 horas.

A FCF acatou a decisão judicial, que determinou a carga de ingressos de 15 mil, com 6.800 para cada clube e, neste primeiro jogo, mais 1.400 ingressos para o Ceará, no setor social. No jogo de volta, esses 1.400 ingressos serão para a torcida tricolor.

A torcida do Ceará deverá adquirir as suas entradas no setor laranja do estádio Presidente Vargas ou na loja Sou Mais da Avenida Barão de Studart, segundo a FCF.

De acordo com o presidente do clube alvinegro, Evandro Leitão, o torcedor oficial do Vovô que adquirir o ingresso terá o valor pago abatido no momento da renovação do sócio.

Já para os torcedores do Fortaleza, a FCF anunciou quea venda será feita exclusivamente no Estádio Alcides Santos, no Pici, também a partir de hoje.

Valor

O preço dos ingressos será se R$ 60 e R$30 (área social) e R$ 30 e R$ 15 (arquibancadas).

Em relação aos ingressos de gratuidade, estes serão distribuídos das 9 às 12 horas, desta sexta-feira, apenas no PV: setor Laranja para a torcida do Ceará e setor Amarelo para a do Fortaleza.

Fonte: Diário do Nordeste