A Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil recebeu a visita de personalidades e lideranças femininas que representam a luta pela garantia dos direitos das mulheres no Estado.
 
Na manhã desta segunda-feira, 5, a assessora do Movimento “Março Lilás”, Irís Mota, a coordenadora do projeto “Mulher de Lei”, Naná Jucá, e a biofarmacêutica que deu origem à Lei nº 11.340/2006, Maria da Penha Maia Fernandes, marcaram presença na OAB-CE. A visita teve como objetivo divulgar e apresentar o movimento Março Lilás, criado em 2010 para ampliar e criar mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.
 
Para Íris Mota, o principal objetivo do movimento é o monitoramento da lei e controle social das ações, despertando nos gestores e autoridades a importância de ações concretas que sejam eficazes para a manutenção dos direitos da mulher.
 
O Março Lilás conta com o apoio e a realização do Instituto Maria da Penha (IMP). Este ano, a programação do Março Lilás contempla ações e atividades na capital e no interior do estado do Ceará, especialmente na região metropolitana de Fortaleza. A expectativa é de que mais de 3 mil mulheres participem do evento que começou na última sexta-feira, dia 2, e segue até o dia 31 de março.
 
Convidada especial do encontro, a idealizadora do IMP destacou a importância das parcerias para o fortalecimento das correntes e movimentos de luta em favor da dignidade da mulher:
 
“O IMP busca sensibilizar os gestores para a criação de políticas públicas que garantam um futuro de segurança e sem violência para as mulheres. E muitos de nossos objetivos são alcançados graças às parcerias firmadas”, disse Maria da Penha.
 
A OAB-CE apoia a luta pela emancipação dos direitos das mulheres e pela defesa dos direitos já conquistados por meio do trabalho ativo de mulheres, movimentos e entidades engajadas nesse ideal.