Os advogados cearenses terão uma nova oportunidade para se familiarizarem com o Processo Judicial Eletrônico na Justiça do Trabalho. Às 14h desta quinta-feira (15/3), o presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), desembargador Cláudio Soares Pires, vai ao auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará dialogar com os profissionais de Direito sobre o sistema criado para substituir o papel e oferecer aos cidadãos uma Justiça mais célere e acessível.

A visita faz parte das ações realizadas deste outubro do ano passado pelo TRT/CE, em parceria com OAB, para treinar advogados para utilizarem o novo sistema. O treinamento também tem como objetivo reduzir possíveis resistências de profissionais de Direito à novidade que, em breve, irá unificar todo o Judiciário Trabalhista.

Novo sistema: Desde o dia 16 de janeiro, a Vara do Trabalho de Caucaia funciona com o PJe/JT e recebe apenas processos eletrônicos. Por meio do novo sistema, o advogado não precisa mais se deslocar até a unidade judiciária para realizar ações como enviar petições ou consultar processos. Tudo por ser feito eletronicamente de um computador com acesso a internet.

Maracanaú será o segundo município do Nordeste a possuir PJe/JT. O sistema deve ser instalado na unidade em 23 de abril e terá uma novidade em relação às outras varas trabalhistas do Brasil que já possuem o PJe/JT. Será o primeiro município com o novo sistema a possuir distribuição de processos. Em todos os outros locais onde foi instalado, existe apenas uma Vara do Trabalho.

Também em 23 de abril, o PJe/JT será instalado no 2º Grau da Justiça do Trabalho do Cearense. O Tribunal Regional com sede em Fortaleza será o segundo no Brasil a receber o sistema. O primeiro será Santa Catarina.

Fonte: TRT-CE