Por meio de portaria (nº 006/2012), o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, nomeou o Conselheiro Federal pelo Ceará, Jardson Cruz, para comandar os trabalhos da Coordenação de Direito Sindical. Designou ainda como membros os advogados Bruno Reis de Figueiredo (MG) e José Cláudio de Monteiro de Brito Filho (PA).

Segundo o Conselheiro Jardson Cruz, o Direito sindical é um ramo do Direito do Trabalho importantíssimo, pois o mesmo regula as relações jurídicas entre o empregador e os trabalhadores representados por um sindicato, relações estas muitas vezes conflituosas.

O objetivo da Coordenadoria Nacional de Direito Sindical no âmbito do Conselho Federal, é, portanto, fomentar as discussões de grandes temas pertinentes à matéria, como por exemplo, a reforma sindical. Por isso, já nos dias 28 e 29 de junho, em Belo Horizonte, a Coordenadoria,  juntamente com a Comissão de Direito Sindical de Minas, estará organizando um Congresso Nacional de Direito Sindical, que contará com palestrantes de renome. A palestra magna terá o seguinte tema: Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa enquanto fundamentos da República Federativa do Brasil.