Com o objetivo de dar continuidade às ações para agilizar o cumprimento dos alvarás de soltura, a desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar, corregedora-geral da Justiça do Ceará, recebeu, na última quarta-feira (11/4) a secretária de Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), Mariana Lobo, e o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Krentel Ferreira Filho.

Durante a reunião, foram iniciadas as discussões para a criação da Central Integrada de Apoio à Área Criminal no Fórum, que reunirá informações sobre localização de presos e alvarás de soltura em um mesmo sistema. A medida tem como finalidade proporcionar mais segurança e rapidez às informações, simplificar os processos e padronizar os procedimentos.

Além disso, a Central vai dispor de dados relacionados a outros inquéritos ou processos, armas de fogo, veículos e condutores. A Central será composta também pelo Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução nº 137/2011.

O encontro contou com a participação dos juízes corregedores auxiliares José Tarcílio Sousa da Silva, Antônio Pádua Silva e Jaime Medeiros; o coordenador das Varas Criminais em Fortaleza, juiz Eduardo de Castro Neto; secretária Especial de Planejamento e Gestão, Ana Katarina Fonteles Soares; secretária de Gestão de Pessoas, Adriana Islaia Carneiro Leal; secretário de Tecnologia da Informação, Dilthey Forte; assessora da Sejus, Patrícia Sá Leitão, e servidores do Departamento de Informática do Fórum.

Fonte: TJCE