A Comissão de Educação e Cidadania da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará, (OAB-CE) encerrou, nesta sexta-feira, 27, na Secretaria Executiva Regional VI, a semifinal do 1º Concurso de Leitura Interpretativa, que faz parte do projeto “Leitor do Futuro”, promovido pela entidade, e que escolherá os melhores leitores estudantes cearenses. Iniciativa do presidente da Comissão e conselheiro estadual Edimir Martins, o projeto tem o objetivo de incentivar a leitura nas escolas públicas e particulares do Estado, nos níveis fundamental e médio, contribuindo para uma formação de qualidade para jovens de todo o Estado, através da leitura.

Os vencedores, um aluno do nível médio de ensino e outro do ensino Fundamental, receberão o título de Leitor do Futuro 2012, além de serem premiados com tablets, notebooks, bolsas de estudos e coletâneas de livros. De acordo com Edimir Martins, a iniciativa é de suma importância para a classe estudantil, uma verdadeira ferramenta de motivação e estímulo pelo gosto e prazer pela leitura.

“Sem leitura não se formam cidadãos conscientes, uma vez que educação e cidadania andam de mãos dadas”, explicou o conselheiro estadual da OAB-CE. “Trata-se de um grande programa com o qual a OAB presenteia a educação do Ceará para fomentar ferramentas de incentivo à leitura”, complementou.

Estão inscritos no projeto mais de 100 alunos das redes estadual e municipal de Fortaleza. Participam também estudantes dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Barbalha, Pindoretama, Beberibe, dentre outros. A fase final do concurso será realizada na 2ª quinzena de maio, com data a ser definida.