“Hoje, presenciamos o destino reescrever a história numa placa e não na certidão de nascimento. O tempo tem sido generoso comigo”. A afirmação é do conselheiro federal da Secional Ceará Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), advogado Hércules Saraiva do Amaral, natural de Santo André (SP), ao agradecer o Título de Cidadão Cearense concedido pela Assembleia Legislativa. A sessão solene, ocorrida na noite desta segunda-feira, 30, no Plenário 13 de Maio, contou com a presença do presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro.

Estiveram presentes também os conselheiros federais da entidade, Danilo Mota, Jardson Cruz e Paulo Quezado, o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão; o representante da Secretaria Executiva do Procon Estadual, Antônio Carlos Azevedo; o presidente do Conselho de Secretários de Saúde do Estado do Ceará, Willames Freire; a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, além de conselheiros estaduais Pedro Timbó e Moaceny Felix, parentes e amigos do homenageado.

Em discurso emocionado, Hércules Amaral ressaltou o papel da família, a importância dos pais na sua formação, lembrou a infância ao lado dos irmãos, e do apoio profissional recebido. O homenageado informou que sempre desejou ser cearense, como seus pais e filhos. “Sempre serei grato ao deputado Lula Morais e aos seus pares por me concederem o Título de Cidadão Cearense”, afirmou.

A comenda é iniciativa do deputado estadual Lula Morais (PCdoB), que presidiu a sessão solene e afirmou que Hércules Amaral “é imprescindível. Profissional ético, competente e comprometido com o bom combate”. Na ocasião, o parlamentar ressaltou a atuação do advogado como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-CE e sua contribuição na elaboração do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Coelce, instalado na Assembleia Legislativa, que investigou denúncias de práticas abusivas e lesiva aos direitos aos consumidores e usuários dos serviços de distribuição de energia elétrica.

O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, também ressaltou o papel do homenageado na defesa dos direitos sociais. “Hoje está sendo lavrada a certidão de que Hércules tão bem defende: a cidadania”, afirmou, sendo complementado por Paulo Quezado, que enfatizou a rápida trajetória profissional do novo cidadão cearense, em consequência da competência e “gosto pelas causas coletivas”.