Além da demora na entrega, consumidores reclamam que a mercadoria da loja Etna chegou com problema

As reclamações de quem comprou na loja Etna não se restringem ao descumprimento do prazo de entrega. Falta de informação e baixa qualidade do atendimento do Serviço de Atendimento ao Consumidor da loja também são apontados pelos clientes. E mesmo com a entrega do produto, o aborrecimento não termina.

É o caso de Deborah de Araújo que fez duas compras em datas distintas na loja. Após mais de 30 dias de atraso na entrega e muitas idas à loja para solucionar o problema, Deborah recebeu uma mesa de apoio, com problemas. “O vidro da mesa está trincado, mas já gastei tanta energia para resolver o problema que preferi ficar com ela mesmo assim”.

De acordo com o advogado Eginardo Rolim, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-CE, o cliente deve estar muito atento. “Uma vez contratado o serviço, o fornecedor tem a obrigação de cumprir o prazo estabelecido e entregar o produto com as características acertadas”, explica.

Conhecer as políticas de compra da loja é também indicado. “A lei protege o consumidor em vários aspectos, mas algumas regras são convencionadas pela própria loja”, finaliza Eginardo.

Cancelamento

É o caso do cancelamento de compra, opção feita por Bárbara Lia Melo, que adquiriu uma mesa de jantar e uma mesa de centro no dia 13 de janeiro. Os produtos, que custaram em torno de R$ 1.800, deveriam ter sido entregues no dia 6 de fevereiro, mas o prazo foi descumprido em mais de 30 dias. Segundo Bárbara, não foram dadas explicações para o atraso. “Fui ao depósito da loja e consegui localizar um produto idêntico ao que tinha comprado, e resolvi levar”.

Para a mesa de jantar, a solução escolhida foi o cancelamento da compra com o pedido de reembolso do valor pago. “Paguei à vista, a mesa custou uns R$ 1.400. Dei as informações que a loja solicitou, como dados da conta bancária e me deram o prazo de 15 dias para ser feito o depósito. Já se passaram os 15 dias e ainda não recebi”.

Lucirene Maciel fez uma compra de seis itens, no valor total de R$ 2.599, em 28 de janeiro. A entrega era prevista para 24 de fevereiro e 20 de março. Só recebeu uma estante e duas cadeiras, que foram devolvidas. “Estavam sem condições de uso”.

A loja disponibiliza no site a política de cancelamento de compras, com regras específicas para cada forma de pagamento. Em compras à vista, o prazo é de 10 dias.

O POVO entrou em contato com a assessoria da loja Etna, mas foi informado de que os assessores comentariam o caso hoje.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O prazo de entrega do produto deve ser respeitado pelo estabelecimento, que também é obrigado a entregar a mercadoria em perfeito estado. Consumidor deve buscar ajuda nos órgãos de defesa.

SERVIÇO 

Procure ajuda

Procon Assembleia: (85) 3277 2500

Procon Fortaleza: (85) 3105 1136

Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – Decon Ceará: 0800 275 8001

Saiba mais 

Audiência reunirá consumidores e representante da loja

Uma audiência com consumidores e representante da Etna será realizada amanhã, dia 4, no Procon Fortaleza.

Segundo informações do órgão, foram feitas 27 reclamações contra a loja até o dia 30 de março.

A maioria delas, 25, diz respeito ao descumprimento do prazo de entrega.

 

Fonte: Jornal O Povo