Atendimento a clientes do plano de saúde Unimed Fortaleza nas clínicas radiológicas continua irregular. A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa realiza audiência pública para debater a situação dos radiologistas, que suspenderam a realização de exames eletivos para usuários da cooperativa

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa vai realizar audiência pública, hoje, às 14 horas, na Casa Legislativa, para debater a decisão da Unimed Fortaleza de aplicar redutor a partir de um determinado número de exames.

A Unimed Fortaleza disse que está estudando a possibilidade de participar da audiência.

Na última segunda-feira, o Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec) ouviu os radiologistas sobre a questão.

“Não desejamos que haja prejuízo para a população e defendemos a proteção ao ato médico”, comentou o secretário geral do Conselho, Lino Holanda, adiantando que o Cremec também vai ouvir a Unimed e posteriormente tomar uma posição.

A suspensão dos exames de imagem eletivos (sem urgência) nas clínicas radiológicas da capital continua afetando o atendimento a clientes do plano de saúde Unimed Fortaleza.

Apesar da cooperativa garantir que ninguém deixou de ser atendido, desde o último dia 27, quando os médicos radiologistas iniciaram o movimento de paralisação, a Sociedade Cearense de Radiologia (Soceara) informa que a adesão dos profissionais é de quase 100%.

“As clínicas estão com o movimento reduzido”, acrescenta o presidente da Comissão de Defesa Profissional da Soceara, Dower Frota.

O Povo constatou, por meio de ligações telefônicas para as clínicas que algumas recusam a marcação de exame se o plano é Unimed Fortaleza. A reportagem também encontrou estabelecimentos que disseram estar atendendo normalmente.

A Unimed Fortaleza afirma que do dia 27 até ontem, o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) recebeu 36 registros de clientes que tiveram exames recusados nas clínicas.

“Todos os clientes que procuraram o SAC tiveram o atendimento garantido na rede credenciada, mantendo a prerrogativa contratual estabelecida com a Cooperativa”, diz a nota enviada ao O Povo.

Dower Frota afirma que algumas clínicas estão realizando os exames mas não estão emitindo os laudos.

“Cabe às pessoas jurídicas credenciadas prover todos os recursos necessários ao cumprimento contratual, inclusive e especialmente os profissionais médicos e técnicos relacionados aos serviços contratados, não tendo a Unimed Fortaleza qualquer responsabilidade ou ingerência sobre a relação das clínicas com o seu pessoal contratado”, diz a nota da cooperativa.

Audiência Pública para debater situação dos radiologistas e clínicas

Quando: hoje, dia 04 de abril, às 14h:00

Onde: Assembleia Legislativa.