A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aplicou na tarde de ontem, 27, a primeira fase do seu 7º Exame Unificado, com a participação de pouco mais de 111 mil candidatos em todos os estados do País.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, Leandro Vasques, destacou que o exame correu no Estado sem nenhuma anormalidade para mais de mil candidatos.

A prova é necessária para habilitar bacharéis em direito a atuar como advogados. Na última edição, apenas 25.912 dos 101.936 inscritos foram aprovados, o que corresponde a 25,4% dos candidatos.

Segunda fase

A segunda fase, com prova prático-profissional, será em 8 de julho. Na segunda fase, o candidato precisa redigir uma peça processual e responder a quatro questões, sob a forma de situações-problema.

O resultado preliminar final será divulgado em 27 de julho, quando os candidatos poderão entrar com recursos. O resultado final sairá dia 14 de agosto, segundo o edital.

No último Exame de Ordem foram aprovados 25.912 candidatos entre 101.936 inscritos, um índice de aprovação de 25,4%.

Qualificação

Vasques ressaltou que não existe uma fórmula matemática precisa que possa garantir a qualificação dos profissionais, mas o exame da ordem busca selecionar os mais competentes.

“A prova busca filtrar aquelas pessoas que ostentem a melhor qualificação para entrar no mercado de trabalho”.

O exame, segundo o advogado, é importante pela natureza do trabalho do profissional, que “lida na justiça forense com dois estandartes do cidadão: a liberdade e o patrimônio”.

Criado em 1994, o chamado Exame de Ordem foi alvo de questionamentos na Justiça, mas em 2011 o Supremo Tribunal Federal (STF) pôs fim à briga judicial decidindo, de forma unânime, pela constitucionalidade da prova.

A Corte se manifestou sobre a questão ao rejeitar o recurso de um bacharel em direito contra o exame.

Fonte: Jornal O Povo