O diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Krentel Ferreira Filho, esteve reunido, na tarde desta quinta-feira (10/05), com os titulares das 30 Varas Cíveis da Comarca de Fortaleza. No encontro, foi apresentado o cronograma de implantação do processo eletrônico nas unidades, previsto para iniciar ainda neste mês.

O magistrado ressaltou que esta será a última etapa para conclusão do processo de implantação dos autos virtuais em todas as 108 unidades judiciárias do Fórum. “Será um passo grandioso, sobretudo se considerarmos que as Varas Cíveis representam cerca de 40% da demanda judicial da Capital”, afirmou.

O diretor de Informática do Fórum, Gustavo Henrique Gondim Pereira, explicou que, entre os dias 14 e 24 deste mês, serão realizados os treinamentos de magistrados e servidores das unidades, em turmas específicas.

No dia 30 de maio, o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) será instalado nas Varas e, a partir daí, ocorrerá um período de adaptação, em que os autos permanecerão em papel, mas as unidades já começarão a utilizar as ferramentas do software. “Durante esse tempo, as Varas poderão se familiarizar com o sistema e esclarecer eventuais dúvidas, antes da efetiva transição para o meio virtual”, ressaltou.

A partir de 30 de julho deste ano, as unidades passarão a receber as novas ações exclusivamente por meio eletrônico. Atualmente, 78 unidades judiciais da Comarca de Fortaleza, de 14 especialidades (Fazenda Pública, Execuções Fiscais, Família, Criminais, Execução Penal, Penas Alternativas, Infância e Juventude, Sucessões, Registros Públicos, Falências, Tráfico de Drogas, Trânsito, Júri e Auditoria Militar), trabalham com autos virtuais.

 

Fonte: TJCE