Com o objetivo de desenvolver de forma integrada um planejamento estratégico de ações voltadas para a problemática das drogas, o Ministério Público do Ceará (MP-CE) lança, nesta quinta-feira (28), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, o Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas.

Vão fazer parte do comitê os promotores de Justiça atuantes em diversas áreas temáticas, como saúde, infância e juventude, defesa da pessoa com deficiência e do idoso, educação, combate à violência contra a mulher e direitos humanos.

O comitê é presidido pela vice-procuradora-geral de Justiça, Eliani Alves Nobre, e tem como secretária-executiva a promotora Isabel Porto.

De acordo com Eliani, o grupo é resultado de uma articulação nacional. A criação do núcleo foi deliberada em reunião do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), órgão do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), em setembro de 2011.

“O comitê vai atuar de forma integrada conciliando as especificidades e áreas de atuação de cada promotor para que depois possamos criar formas de combate”, afirmou a vice-procuradora-geral de Justiça.

Além disso, ela destacou que os envolvidos vão trabalhar com outros órgãos estaduais, municipais e organizações não-governamentais (ONGs). “Queremos reduzir os crimes relacionados às drogas. Faremos trabalhos de prevenção e também reinserção de usuários a sociedade”, diz.

Segundo Eliani, as drogas causam um impacto grande em toda a sociedade. Por isso, o Ministério Público realiza o trabalho com o intuito de prevenir o uso de entorpecentes. A ideia é que, logo após o lançamento, os membros do comitê vão se reunir e também preparar o que deve ser feito para enfrentar as drogas.

“Os entorpecentes atingem a todos na sociedade. Por isso, o combate é muito importante, seja na prevenção ou reinserção de usuários a sociedade. E o combate não será apenas contra drogas ilícitas, mas contra as lícitas também”, afirma Eliani.

Durante a solenidade de lançamento, haverá a participação do grupo de dança regional dos alunos da escola João Matos, a apresentação das comissões que vão integrar o Comitê e ainda palestra e debate com dois participantes: o médico e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) José Jackson Sampaio Coelho, que vai falar sobre “Dependência química e combate às drogas”, e o promotor de Justiça de Pernambuco, Carlos Eduardo Domingos Seabra, que vai discutir prevenção ao crack e outras drogas.

Fonte: Diário do Nordeste