Brasília – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, conduziu  cerimônia de abertura, na sede da entidade, do I Encontro de Assessores de Imprensa da OAB, destacando como principal objetivo desse evento integrar e potencializar a divulgação das notícias do sistema OAB, em proveito da advocacia e da sociedade brasileira. “Nossa preocupação hoje, com esse encontro, é lançar as bases de uma nova cultura em termos de sistema OAB, pois o trabalho das Assessorias de Imprensa é essencial para que a entidade possa manter a credibilidade e a respeitabilidade que tem na sociedade brasileira”, afirmou.

Ophir Cavalcante lembrou que a decisão de promover o I Encontro  de Assessores de Imprensa da entidade vinha sendo discutida pelo Colégio de Presidentes das Seccionais da OAB, e se consolidou em recente encontro em São Paulo, ao concluir que  “é preciso criar um cultura OAB, pois a entidade não pode ser conduzida como uma ilha isolada em cada unidade da Federação”. Ele salientou que a entidade vive um novo tempo, marcado pela busca de maior integração de suas ações e procedimentos, entre os quais se inclui a de imprensa.

“Temos hoje um sistema dentro da estrutura da OAB que procura se interligar em várias áreas, e já estamos trabalhando para criar um sistema de gestão nas partes financeira, orçamentária e contábil; da mesma forma, trabalhamos para unificar os procedimentos administrativos, de modo a racionalizar os trabalhos de nossa entidade em nível de Brasil como um todo”, afirmou. “Nessa perspectiva, na área das Assessorias de Imprensa precisamos potencializar as nossas notícias, as ações importantes realizadas pela entidade; precisamos compatibilizar com a nova realidade da mídia brasileira e com as redes sociais como Facebook, Twitter, Google. Daí a necessidade da maior interlocução entre as Seccionais e o Conselho Federal da OAB – dentro de um relacionamento que tem que ser parceiro, integrado, e que discutiremos aqui”.

Com a participação de chefes e integrantes das Assessorias de Imprensa de todas as Seccionais da OAB, a primeira reunião dos assessores nessa área conta com vários palestrantes convidados. O chefe da Assessoria de Imprensa do Conselho Federal, Bartolomeu Rodrigues, que dirige o encontro, abordou de início “O Sistema de Comunicação da OAB”. Em seguida, o diretor do site Consultor Jurídico, jornalista Márcio Chaer, e o diretor da Análise Editorial, Alexandre Secco, falaram sobre “O papel das Assessorias de Imprensa na área jurídica”. Às 14h, o advogado Alexandre Atheniense fará uma exposição sobre “As Redes Sociais como ferramenta de informação”. Às 16h30, o diretor executivo da Seleto Marketing de Performance, Rafael Damasceno, falará aos participantes sobre “Como potencializar as Redes Sociais”, encerrando o I Encontro que contou também com a presença do secretário-geral do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e do professor Carlos Costa, da Faculdade Cásper Líbero.

Fonte: OAB