As 30 Varas Cíveis do Fórum Clóvis Beviláqua iniciaram fase de adaptação para implantação do processo eletrônico. A partir desta quarta-feira (30/05), as novas ações que derem entrada nas unidades continuarão a tramitar em meio físico (papel), mas já terão os dados cadastrados no Sistema de Automação da Justiça (SAJ), software utilizado para gestão dos autos virtuais.

Segundo o diretor de Informática do Fórum, Gustavo Henrique Gondim Pereira, a etapa preparatória deve durar dois meses, período em que as Varas poderão se familiarizar com o novo sistema e esclarecer eventuais dúvidas, antes da transição definitiva para o meio eletrônico, que deve ocorrer no dia 30 de julho. Ele explica que, mesmo com os autos em papel, já será possível utilizar 70% das ferramentas disponíveis no software.

Juízes e servidores dessas unidades também estão participando de treinamentos sobre o SAJ. Os cursos iniciaram no dia 14 deste mês e seguem até a próxima sexta-feira (1º/06). Antes da implantação dos autos digitais, serão oferecidas turmas também para advogados e membros do Ministério Público e da Defensoria Pública.

Fonte: TJCE