O Fórum Clóvis Beviláqua passou a disponibilizar, nesta segunda-feira (25/06), terminais de autoatendimento para advogados e jurisdicionados. Os equipamentos estão localizados nas duas entradas do prédio e têm o objetivo de auxiliar na busca por informações processuais.

De acordo com o diretor do Fórum, juiz José Krentel Ferreira Filho, os terminais fazem parte do projeto de virtualização da Comarca de Fortaleza. “Os equipamentos têm importância muito grande porque representam mais um reforço para essa iniciativa. Eles facilitam o acesso e criam o costume de se examinar os processos por meio eletrônico”.

O serviço foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em parceria com o Departamento de Informática do Fórum. Segundo o gerente do projeto, Adarildo Figueiredo, os usuários podem consultar o andamento de ações no Sistema Processual (SPROC), no Sistema de Automação da Justiça (SAJ) e no Processo Judicial Digital (Projudi). Esse último é relativo aos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (JECCs).

“O usuário informa o número do processo e fica sabendo onde ele está localizado, podendo se dirigir de forma mais rápida ao setor responsável”. O gerente ressaltou que, no futuro, a consulta deixará de ser específica para cada sistema, passando a ser unificada. “A ideia é que a pessoa forneça apenas o número da ação e o próprio equipamento mostre em qual meio ela está tramitando”.

Ainda de acordo com Adarildo Figueiredo, quem tiver dúvidas sobre como operar os terminais de autoatendimento poderá pedir auxílio à equipe do “Posso Ajudar?”, que orienta quanto à localização de varas e setores administrativos do Fórum. O gerente do projeto disse também que novas máquinas serão adquiridas e, posteriormente, será possível não apenas a consulta, mas também a emissão de certidões criminais negativas.

Fonte: TJCE