O professor de Harvard Michael Sandel, autor do bestseller “Justiça: O que é Fazer a Coisa Certa”, fará palestra em Fortaleza dia 4 de agosto (manhã de sábado), na Fábrica de Negócios (Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Praia de Iracema). Haverá tradução simultânea.
Segundo o coordenador do evento, Oscar Motomura, diretor geral do Grupo Amana-Key (que está trazendo o professor ao Brasil), serão debatidos os seguintes assuntos:

* Um furacão varre uma cidade. O preço dos produtos e serviços vai às nuvens. Existe o conceito de “preço justo” ou é a lei da oferta e da procura que fixa os preços? O governo deve ou não interferir contra o abuso de preços?
* Refletir sobre justiça nos leva inevitavelmente a reflexões sobre a melhor maneira de se viver? Ou o que é mais importante é a prosperidade e a liberdade das pessoas?
* Uma sociedade justa procura promover a virtude de seus cidadãos? Ou a lei deveria ser neutra no que se refere a concepções de virtude, deixando os cidadãos livres para escolher a melhor forma de viver?
* Algumas teorias de justiça partem da virtude e outras começam da liberdade. Pode a contraposição dessas teorias levar a conclusões equivocadas?
* Até que ponto questões como essas estão presentes em nosso dia a dia e estão afetando nossas decisões? Até que ponto o refinamento do “senso de julgamento” de líderes de governo, empresas e da sociedade civil depende de reflexões profundas sobre o conceito de justiça aplicado em nossa vida cotidiana?

PROGRAMAÇÃO
* 08h30 – Abertura do evento (Introdução por Oscar Motomura)
* 09h00 – Palestra de Michael Sandel
* 10h00 – Intervalo
* 10h30 – Diálogo Sandel/Motomura
* 11h30 – Fecho com Oscar Motomura
* 12h00 – Final do evento

Valor da inscrição
* R$ 950,00 por pessoa para inscrições realizadas até 30 de junho.
* R$ 1.050,00 (a partir de 1º de julho)

Fonte: Esmec