Já têm data marcada as visitas de magistrados a escolas profissionalizantes de Fortaleza e a ida de alunos da rede pública a unidades da Justiça do Trabalho do Ceará. De 27 de agosto a 5 de setembro, juízes do trabalho, procuradores, advogados e servidores públicos deixam os gabinetes e visitam seis escolas estaduais. Uma semana depois, de 11 a 20 de setembro, os estudantes retribuem a visita e vão ao Fórum Autran Nunes e à sede do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE).

Os encontros fazem parte do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), realizado no Ceará pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 7ª Região (Amatra7), com apoio do TRT/CE e do Governo do Estado do Ceará. O objetivo da ação é proporcionar uma maior integração entre o Poder Judiciário e a sociedade.

As datas foram confirmadas em reunião entre as coordenadoras do projeto, as juízas do Trabalho Kelly Porto e Daniela Pessoa, a presidente da Amatra 7, juíza Christianne Diógenes, e a presidente do TRT/CE, desembargadora Roseli Alencar. “A Justiça do Trabalho do Ceará apoia o TJC por saber de sua capacidade em estimular nos alunos o respeito aos direitos humanos e por ampliar o acesso à Justiça e o fortalecimento da cidadania”, afirma a desembargadora Roseli Alencar.

O TJC possui dez etapas. Antes dos encontros entre magistrados e alunos, professores da rede pública foram capacitados em oficinas com juízes, procuradores e advogados. Eles aprenderam noções de Direito para repassarem aos alunos em sala de aula. Eles também receberam cartilhas sobre os direitos do trabalhador, prevenção de acidentes e sobre o estatuto da criança e do adolescente.

Histórico: O projeto TJC tem como objetivo proporcionar maior integração entre o Poder Judiciário e a sociedade. Ele foi idealizado pela Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), em parceria com as associações estaduais (Amatras) e com secretarias de educação. Devem ser capacitados cerca de 2.100 alunos e 130 educadores no Ceará. Outros 19 estados participam da iniciativa, que tem a expectativa de capacitar cerca de 5.000 professores e beneficiar mais de 50 mil alunos.

Fonte: TRT7