A Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) implantou, no início deste mês, o acesso sem fio à intranet e internet no Fórum Clóvis Beviláqua. A rede disponibilizada tem facilitado o acesso ao Sistema de Automação da Justiça (SAJ), permitindo que advogados e jurisdicionados realizem consultas aos processos eletrônicos por meio de dispositivos móveis.

Além do Fórum e do Centro de Documentação e Informática do TJCE, este último escolhido como piloto para o projeto, os prédios do Tribunal de Justiça, da Corregedoria e da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) também serão contemplados. Posteriormente, o acesso sem fio será implementado nas Comarcas de Caucaia, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte.

A Setin colocou em funcionamento três redes distintas. A primeira, aberta a usuários em geral, permite acesso ao Portal do TJCE e a sites jurídicos e governamentais, sem necessidade de senha. A segunda, direcionada a servidores do Judiciário, é acessada somente por computadores institucionais, com o mesmo nome de usuário e senha já utilizados nos equipamentos de trabalho. A terceira, permitida para convidados externos em visita aos prédios, oferece maior variedade de endereços eletrônicos, com permissão de acesso temporário, por meio de cadastro prévio.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Dilthey Forte, além da rede sem fio, os juízes do Fórum receberam notebook para acessar os autos virtuais, mesmo não estando nas dependências da Vara. “Com o processo eletrônico, a rede sem fio e os notebooks, há ganho significativo de mobilidade e acessibilidade, facilitando a prestação jurisdicional e seu acompanhamento. Tudo isso com segurança”, observou.

Fonte: TJCE