Para abrir o debate com a sociedade, a Fundação Escola Superior de Advocacia (Fesac) realizou, na manhã de hoje (09/08), em sua sede, mais um debate com candidatos à Prefeitura de Fortaleza. Nesta quinta-feira foi a vez de Elmano de Freitas, do PT, expor seus projetos para a capital.

De acordo com o diretor-tesoureiro da Fesac, Ivan Félix, é uma oportunidade para que a sociedade e os advogados tenham a chance de acesso às ideias dos candidatos. “A Fesac tenta fazer a sua parte no sentido de dar educação, que nesse caso é a política”, pontuou.

A coordenadora acadêmica da Fesac, Patrícia Marla Machado, acredita que a classe trabalha junto com a sociedade no sentido de buscar conhecer mais o plano de governo de cada prefeiturável. “A advocacia marca seu espaço na efetividade da Justiça a partir do momento em que abre esse espaço”. Segundo ela, a Fesac coloca à disposição da sociedade o conhecimento como proposta de melhoria para a cidade.

O candidato a vice-prefeito, Antônio Mourão, do PR, disse que é uma grande alegria estar na casa que representa a boa história do país. “Desde a Ditadura a OAB tem assumido a posição de vanguarda no Brasil. A Ordem participou do movimento de redemocratização. A OAB sempre teve a preocupação com o aperfeiçoamento da democracia”, destacou.

O candidato à Prefeitura, Elmano de Freitas, que é advogado por formação, agradeceu a possibilidade de conversar com as pessoas sobre suas ideias para Fortaleza e disse se sentir em casa na Fesac, órgão que faz parte da OAB-CE. “Tenho muito orgulho da categoria que integro”. E acrescentou que não há como ser advogado sem coragem para enfrentar as causas.

Sobre suas propostas para a cidade, prometeu manter o mesmo valor da passagem de ônibus, criar corredores para o transporte público, projetos na área de mobilidade urbana e o financiamento de grandes obras. O candidato quer tornar a Praça Portugal exclusiva para pedestres e fazer com que a passagem dos carros seja por meio de um túnel. Outra proposta a criação de um camelódromo no Centro e a conclusão dos Cucas.

Na saúde, a ampliação do Programa Saúde da Família é um dos planos prioritários de Elmano. Além disso, dobrar os postos de saúde, estendendo, assim, a atenção primária.

Na educação, o aumento da rede de creches faz parte do plano de governo do petista. Fora isso, a conclusão das reformas dos frotinhas e a melhoria da condição de trabalho dos profissionais da saúde.

Os debates da Fesac têm o intuito de colaborar com a eleição municipal que se avizinha, permitindo que a população tenha a oportunidade de formar um maior senso crítico. Trata-se de uma série de debates com todos os candidatos que disputarão a eleição à Prefeitura de Fortaleza. A cada semana, sempre nas quintas-feiras, de 09h às 11h da manhã, a Fesac convidará os postulantes, um por vez, que terão a oportunidade de explanar suas propostas e Planos de Governo, abrindo em seguida espaço para perguntas elaboradas pela plateia presente. A ordem será a seguinte:  16.08 Francisco Gonzaga (PSTU), 23.08 Heitor Férrer (PDT), 30.08 Inácio Arruda (PCdoB), 06.08 Marcos Cals (PSDB), 13.09 Moroni Torgan (DEM), 20.09 Renato Roseno (PSOL), 27.09 Roberto Cláudio (PSB) e 01.10 Valdeci Cunha (PRTB).