O Prêmio Innovare, que incentiva e premia as boas práticas da Justiça brasileira, chega à sua nona edição com cerca de 400 iniciativas já inscritas, abrangendo todas as regiões do País. Até setembro, a premiação (www.premioinnovare.com.br) terá 40 consultores espalhados pelo Brasil com o objetivo de avaliar e verificar o “poder de replicabilidade” dos trabalhos inscritos, segundo informa o Innovare.

Com a visita dos consultores, todos os inscritos terão a oportunidade de explicar pessoalmente como funciona a sua prática e como ela poderá  ajudar na desburocratização, agilização e aperfeiçoamento da Justiça brasileira.  Até novembro, toda a avaliação dos consultores será entregue à comissão julgadora do Prêmio. O resultado da nona edição será divulgado em dezembro, em Brasília.

Atualmente, está em curso a segunda etapa da premiação, na qual é avaliado se as práticas inscritas já estão em funcionamento e de acordo com os temas estabelecidos este ano, que são Desenvolvimento e cidadania (premiação principal) e Justiça e sustentabilidade (premiação especial).

Os participantes concorrem a R$ 50 mil (exceto a categoria Tribunal) e podem se inscrever em cinco categorias: Juiz, Advocacia, Tribunal, Ministério Público e Defensoria Pública.  Além destes, há o Prêmio Especial que também oferece ao vencedor um intercâmbio para conhecer de perto o sistema judiciário e autoridades da área jurídica de outros países.

Fonte: OAB