Advogados, servidores e magistrados do trabalho do Ceará contam, a partir desta semana, com uma nova versão do sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe/JT). Mais velocidade, maior facilidade de uso e melhor acessibilidade é o que oferece a atualização do serviço instalado no Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) e nas varas do trabalho de Caucaia e Maracanaú.

Uma das principais novidades é o controle de prazo, por meio do sistema, para novos processos. O sistema alerta magistrados, servidores e advogados sobre o tempo restante para realizar cada tarefa. Também é possível criar avisos e alertas personalizados para auxiliar os usuários em rotinas de trabalho. Outra novidade é a permissão para advogados consultarem processos ao quais não estão vinculados.

“Foram realizadas mais de 100 correções. Muitas delas feitas após análise das sugestões e dúvidas mais frequentes apresentadas por advogados”, explica o diretor da Divisão de Tecnologia da Informação do TRT/CE, Wellington Gaboardi. Ele também destaca o fato de esta nova versão ter unificado o sistema, o que permite que tribunais de todo o Brasil possam contribuir com o aprimoramento do serviço.

As novas funções do sistema foram desenvolvidas por equipes do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Batizada de Descanso, em referência a um município catarinense, a nova versão agrupa menus de maneira mais didática, melhora a forma de notificação das partes, permite assinar documentos em lote e advogados podem cadastrar assistentes para acessarem o sistema.

Velocidade: “A nova versão tornou o sistema muito mais rápido”, destaca o servidor da vara do trabalho de Caucaia, Abel Arimateia. Outra nova função ressaltada pelo servidor é o acompanhamento do tempo gasto para realizar cada tarefa. Com isso, as unidades da Justiça do Trabalho poderão saber onde e o que é preciso aprimorar para oferecer soluções mais ágeis para os conflitos que chegam à Justiça do Trabalho.

O PJe/JT é utilizado para tramitar eletronicamente processos judiciais e oferecer aos cidadãos uma Justiça mais célere, acessível e eficiente. No Ceará, o sistema já foi implantado no 2º grau e nas varas do trabalho de Caucaia e Maracanaú. No dia 31 de agosto, o sistema será instalado no município de Eusébio, que inaugurará uma nova unidade judiciária.

Fonte: TRT7