Hoje, 6, é o último dia para os partidos políticos e os candidatos apresentarem a 2ª prestação de conta parcial e divulgar, pela rede mundial de computadores (internet), relatório discriminando os recursos recebidos destinados a campanha eleitoral e os gastos realizados, indicando os nomes dos doadores, com os respectivos valores (Resolução nº 13.527/2011, do TSE).

A medida visa dar maior transparência às eleições e permitir que os eleitores saibam quem são os financiadores das campanhas, antes de decidirem seu voto.

“Esperamos que a determinação seja cumprida, ensejando a que a sociedade tenha acesso a essas informações, possibilitando, assim, o conhecimento de quem são os financiadores das campanhas e avaliar o nível de comprometimento dos candidatos e dos partidos políticos, em razão dessas doações”, destaca o Presidente da Comissão Especial de Ética na Política e de Combate à Corrupção Eleitoral da OAB/ CE, Tarcísio José da Silva.

O presidente da Comissão informa que a Comissão vai ficar atenta às “Prestações de Contas Ocultas”, em que se faz a doação para os partidos políticos e estes repassam para a campanha dos candidatos, sem identificar os doadores.