O Conselho Nacional de Justiça instituiu, em 22 de agosto de 2012, por meio de Resolução nº 158/2012, o Fórum Nacional de Precatórios (FONAPREC) que tem por função elaborar estudos e propor medidas para o aperfeiçoamento da gestão dos precatórios.  Além disso, o Fórum também vai promover, no âmbito do Poder Judiciário, o monitoramento dos pagamentos de créditos devidos pelas Fazendas Públicas, acompanhar procedimentos na formação de precatórios, entre outras atividades.

Caberá ao FONAPREC propor atos de normativos voltados à implantação e modernização de rotinas à organização, estruturação e especialização dos órgãos competentes para atuação na gestão de precatórios nos tribunais de Justiça, Instituir medidas concretas e ações coordenadas com vistas à regularização do pagamento de precatórios, congregar magistrados vinculados à matéria, aperfeiçoar o sistema de gestão de precatórios e promover a atualização dos seus membros pelo intercâmbio de conhecimentos, e uniformizar métodos de trabalho, procedimentos e editar enunciados.

Através da Portaria nº 167, o CNJ designa José Guliherme Vasi Wermer e Jefferson Kravchychyn como presidente e vice-presidente do Fórum Nacional de Precatórios.  Os demais componentes foram designados pela Portaria > nº168, ambas para regularizar a Resolução nº 158, de 22/08/2012, que instituiu o FONAPREC. Entre os componentes, estão a juíza do Tribunal Regional do Trabalho da Sétima Região (TRT7), Gláucia Maria Gadelha Monteiro, e, representando a OAB Nacional, o Conselheiro Federal Flávio Brando.