A administração do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) reuniu, na sexta-feira (5/10), juízes e diretores das varas do trabalho para expor o plano de expansão e calendário de instalação do Processo Judicial Eletrônico (PJe/JT) nas varas da Capital. O Fórum da Justiça do Trabalho em Fortaleza será um dos primeiros do país a operar o sistema que vai acabar com o processo em papel.

“Entusiasmo e comprometimento são as palavras de ordem”, ressaltou a presidente do TRT/CE, desembargadora Roseli Alencar, falando da importância do apoio e envolvimento de todos, magistrados e servidores, para o sucesso do PJe/JT nas varas da Capital. “Não há mais volta. Já temos dia e hora marcados para a chegada do Processo Eletrônico: 12 de novembro, às 9h.”

O diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT/CE, Joarez Dallago, apresentou aos magistrados e diretores o calendário de instalação do PJe/JT no Fórum trabalhista. “A implantação do sistema nas varas do trabalho de Fortaleza será dividida em três etapas, com grupos de seis varas em cada uma das etapas”, explicou.

De acordo com o cronograma, as primeiras seis unidades a receber o Processo Eletrônico serão da 13ª a 18ª varas de Fortaleza. As duas últimas (17ª e 18ª varas) serão inauguradas no dia 12 de novembro, mesmo dia da instalação do PJe/JT na Capital. Na sequência, no dia 26 de novembro, o PJe/JT será implantado da 7ª a 12ª varas de Fortaleza. Por fim, o sistema será instalado da 1ª a 6ª varas de Fortaleza, em 10 de dezembro.

Durante o treinamento de magistrados e servidores para a utilização do PJe/JT, os prazos, atendimento ao público e audiências ficarão suspensos. As atividades serão retomadas quando o processo eletrônico entrar em operação nas respectivas varas do trabalho.

A distribuição de processos no Fórum Autran Nunes também ficará suspensa a partir do dia 7 de novembro, e só retornará quando o PJe/JT entrar em funcionamento no primeiro grupo de varas da capital (13ª a 18ª varas), no dia 12 de novembro.

Na ocasião, os juízes do trabalho Hermano Queiroz, Francisco Antônio Furtuna e Carlos Alberto Rebonatto relataram suas experiências com o PJe/JT nas unidades onde atuam. Os magistrados comentaram as funcionalidades do sistema e falaram do entusiasmo dos servidores com a nova ferramenta. “Hoje a Justiça do Trabalho do Ceará é referência nacional em Processo Eletrônico”, disse orgulhoso o titular da vara de Caucaia, Hermano Queiroz.

Histórico: A Justiça do Trabalho cearense é pioneira na implantação do Processo Judicial Eletrônico. Caucaia foi a segunda vara do trabalho do país a receber o sistema. Na sequência, foi a vez do 2º grau receber o PJe/JT. O Tribunal foi o segundo do Brasil a usar a ferramenta. O Pje/JT também foi instalado nas duas unidades de Maracanaú, primeiro fórum do país a usar o módulo de distribuição. Recentemente o Processo Eletrônico chegou à unidade de Eusébio.

Fonte: TRT7