O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realiza, a partir desta quarta-feira (17), o V Fórum Regional de Educação Jurídica – Região Sul, na cidade de Florianópolis (SC). Por designação do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, o diretor-tesoureiro da entidade, Miguel Ângelo Cançado, participará, às 19h de hoje, da solenidade de abertura do evento, promovido pela Comissão Nacional de Educação Jurídica em parceira com a Seccional da OAB de Santa Catarina, que é presidida por Paulo Roberto Borba. Também na solenidade, o constitucionalista José Afonso da Silva irá proferir a palestra magna de abertura. Ophir não estará presente à solenidade porque estará em trânsito para Assunção, no Paraguai, onde participará da abertura da Assembleia Geral do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (Coadem).

Com o tema central “Educação Jurídica e Exame de Ordem: Visão Jurídica, Visão Institucional, Visão Acadêmica e Visão Política”, o Fórum debaterá a legislação educacional, as medidas utilizadas pelo Ministério da Educação para a supervisão de cursos jurídicos e os indicadores utilizados nos processos de avaliação educacional, entre eles o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o Índice Geral de Cursos e as Notas Técnicas do MEC, além da qualidade dos cursos de formação em Direito.

Entre os debatedores do evento estão o deputado federal e advogado Fábio Trad; a professora de Ciência Política e de Direito Constitucional Leila Bittencourt da Silva; o professor universitário e juiz federal da 4ª Vara Federal de Niterói (RJ) William Douglas; e o especialista em Educação e doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina Paulo Roney Ávila Fagundez. A última edição do Fórum aconteceu nos dias 09 e 10 de agosto deste ano no Auditório da Escola Superior Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte (MG).

Fonte: OAB