Como parte da mobilização para impedir o uso de álcool, tabaco e outras drogas no ambiente de trabalho, o Serviço Social da Indústria do Ceará (SESI) e o Serviço Social do Comércio (SESC) irão realizar, na próxima quarta-feira, 10 de outubro, o workshop “Álcool, Tabaco e outras Drogas (ATOD) – Experiências de Prevenção e Tratamento”, evento integrado ao projeto “Empresa Consciente – Sem drogas, a favor da vida”, liderado e idealizado pela Associação de Jovens Empresários (AJE) de Fortaleza.

 

No encontro, a ocorrer na Galeria de Teatro da Fecomércio/SESC (Av. Duque de Caxias, 1701 – Centro – Térreo), de 8 às 12 horas, serão expostos cases de sucesso no enfrentamento ao uso de drogas e apresentados os princípios gerais da ação junto à classe empresarial e sociedade cearense, além das políticas públicas com o foco da prevenção no consumo de drogas.

 

Com facilitação do médico psiquiatra e psicanalista, Dr. Sérgio de Paula Ramos, que trabalha com prevenção no uso de drogas há mais de 30 anos, haverá ainda no encontro apresentação das diversas formas de tratamento, com as corretas abordagens, os manejos motivacionais, psicoterapias, farmacoterapia e a importância da inserção do dependente químico em recuperação dentro de grupos de ajuda mútua.

 

O evento tem como público alvo entidades de enfrentamento às drogas, empresários cearenses, autoridades públicas, representantes de entidades e da sociedade civil em geral, visando a estimular a participação dos convidados no projeto “Empresa Consciente – Sem drogas, a favor da vida”.

 

Lançamento do projeto

No mesmo dia (10 de outubro), a partir das 19 horas, AJE Fortaleza e Centro Industrial do Ceará (CIC) realizam o lançamento oficial do projeto “Empresa Consciente – Sem drogas, a favor da vida”, do qual faz parte o workshop “Álcool, Tabaco e outras Drogas (ATOD) – Experiências de Prevenção e Tratamento”. O encontro contará com participação de parceiros do projeto, como SESC, SESI e Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio), e acontecerá na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), localizado na Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota.

 

Durante o evento, estarão presentes colaboradores do projeto, como a psiquiatra Lisiane Cysne, do Hospital de Saúde Mental (HSM), o Major da PM Plauto Roberto, a coordenadora do Pacto pela Vida no Ceará, Juliana Sena, e a doutora Solange Praxedes, assistente social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará (STDS-CE). Com debatedores que são referência na prevenção ao uso de drogas e tratamento de dependentes químicos, haverá palestra durante o lançamento com o tema “Drogas no ambiente empresarial e familiar: prevenção, tratamento e reinserção”, a ser proferida pelo médico psiquiatra Sérgio de Paula Ramos, que trabalha com prevenção ao uso de drogas há mais de 30 anos.

 

Durante o evento, também serão apresentados os empresários dos ramos do comércio e da indústria que aderiram à primeira etapa do programa de enfrentamento às drogas no ambiente empresarial, e será reproduzido um vídeo que explicará a metodologia do programa e sua forma de execução.

 

Com essa iniciativa, o objetivo principal da AJE Fortaleza, idealizadora do projeto, é mobilizar toda a classe empresarial, propagando práticas adequadas para a prevenção e tratamento da dependência química dentro das empresas do estado e chamando atenção para o problema de abuso de substâncias químicas no ambiente de trabalho, que clama por uma resposta mais efetiva por parte de todos os segmentos da sociedade cearense. No evento de lançamento, será também apresentado o selo “Empresa Consciente – Sem drogas, a favor da vida” de reconhecimento às empresas que estiverem ativas no projeto e atingirem índices pré-estabelecidos e relacionados à efetividade alcançada no enfrentamento às drogas entre seus colaboradores.

 

De acordo com o coordenador do projeto e Coordenador de Estudos e Pesquisas da AJE Fortaleza, Daniel Furlani, a mobilização está dividida em quatro ações principais. “A primeira será realizar este evento de apresentação para os empresários. O segundo passo será levar o projeto piloto com um novo modelo de enfrentamento às drogas, por meio do SESI e SESC, para algumas empresas piloto. Em seguida, haverá um estudo e integração para criação de uma lei de incentivo às drogas pela doação, por empresas, de parte do imposto para ações de enfrentamento às drogas. E, por último, a quarta ação será propor ao Governador do Estado, Cid Gomes, a criação de uma Secretaria de Enfrentamento às Drogas para que possamos ter ações mais integradas e efetivas em relação ao tema”, diz Furlani, explicando que, desde 2011, a Associação de Jovens Empresários de Fortaleza vem dialogando com pessoas experientes no enfrentamento às drogas no Ceará.

 

Salientando as parcerias do programa, o coordenador geral da AJE Fortaleza, Tiago Diógenes, registra a iniciativa do setor empresarial na luta contra as drogas. “O evento marcará o início desse projeto, que começa com a instalação de núcleos e iniciativas dentro de pouco menos que 10 empresas, dos ramos de comércio, serviços e indústria, estabelecendo nelas práticas de prevenção, tratamento e reinserção de dependentes de álcool, tabaco e outras drogas. Esperamos que iniciativas em outros setores surjam a partir desse exemplo”, disse Diógenes.

 

Além da AJE Fortaleza, compõem a comissão realizadora do projeto: CIC, SESI, SESC, Federação das Associações de Jovens Empresários do Ceará (Fajece), e Instituto FIEC de Responsabilidade Social.

 

Operacionalização – O programa inicial do projeto terá duração de 18 meses e será submetido a avaliações semestrais. As etapas de sensibilização, capacitação e desenvolvimento servirão para a operacionalização do programa. Ao final do período de desenvolvimento, as empresas que atingirem as metas estabelecidas receberão o selo “Empresa Consciente – Sem drogas, a favor da vida”.

 

Sensibilização, Diagnóstico e Capacitação – O projeto busca estimular o empresariado a desenvolver o programa piloto de prevenção nas suas empresas, indicando o ganho social agregado ao programa, além da diminuição de prejuízos decorrentes do absenteísmo associado ao consumo de drogas. Segundo estudos e experiências semelhantes, o investimento nesses programas resulta em um retorno financeiro médio na ordem de sete vezes o valor investido, sob forma de aumento de produtividade, por exemplo. Por meio de um olhar especializado, serão identificadas alterações do trabalhador que podem indicar que algo errado esteja acontecendo, tais como atrasos, faltas, queda na produtividade e na qualidade, e solicitações constantes de adiantamento salarial. O programa atingirá toda a empresa, incluindo a diretoria, gerências e equipe de recursos humanos. Desta forma, toda a empresa será co-participante no projeto, assumindo responsabilidades e compromisso com a prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas (ATOD). O programa será desenvolvido por colaboradores capacitados especialmente para esse fim através de iniciativas integradas ao projeto.

 

Haverá ações nas empresas a fim de proibir expressamente o uso de álcool e tabaco em suas as dependências, campanhas informativas e educacionais sobre ATOD e encaminhamento para tratamento de trabalhadores que apresentam um alto grau de comprometimento com o uso de ATOD. Além disso, estão programadas reuniões e palestras para educar a família para suas competências em relação ao tema, estimular e facilitar a criação de grupos de ajuda mútua com os trabalhadores e estabelecer uma relação positiva e colaborativa. O projeto inclui programa diário, semanal ou mensal de atividades físicas (ginástica laboral, práticas esportivas, meditação entre outras), culturais (promoções, concursos, festivais entre outros), de lazer (festas, gincanas, encontros entre outros), e educacionais (realização de palestra para os colaboradores e seus familiares).

 

Como prevenção seletiva, é estimulada a adoção de políticas restritivas e ressocializadoras, que visam à implantação de práticas voltadas para o grupo de trabalhadores usuários de ATOD. A ênfase da prevenção no projeto “Empresa Consciente – Sem drogas, a favor da vida” não é um “pacote pronto” de divulgação e informações sobre drogas, mas um processo que envolve a contribuição de todos, partilhando responsabilidades, estreitando solidariedade e aproveitando o que há de positivo nos indivíduos, nas famílias e na empresa.

 

SERVIÇO

– Workshop “Álcool, Tabaco e outras Drogas (ATOD) – Experiências de Prevenção e Tratamento”

Data: 10 de outubro de 2012 (quarta-feira)

Local: Galeria de Teatro da Fecomércio / SESC

Endereço: Av. Duque de Caxias, 1701 – Centro (Térreo)

Horário: De 8 às 12 horas.

 

– Lançamento do projeto “Empresa Consciente – Sem drogas, a favor da vida”

Data: 10 de outubro de 2012 (quarta-feira)