Tenho dito em meus pronunciamentos que a eleição para prefeito e vereador é a mais importante das demais eleições realizadas no País. Ela tem não só a oportunidade de eleger os gestores e legisladores municipais, como também abrir o caminho para a eleição do Presidente da República, dos Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais. 

Além do que esses eleitos estão em contato direto com a comunidade que representa, sentem seus anseios e necessidades, e encaminham propostas e soluções adequadas a seus problemas. Isso o que se espera do bom político, numa democracia.

Partindo desse raciocínio, podemos concluir que os prefeitos e os vereadores são os sustentáculos e os verdadeiros representantes políticos de seus munícipes e, por extensão, de todos os eleitores locais.

Em sendo assim, e em razão do real poder do voto, o eleitor deve ficar atento na escolha de seus candidatos nessa eleição, porque, se errar, só daqui a quatro anos poderá mudar a sua escolha. Se acertar, irá usufruir do acerto por quatro anos, quando então deverá fazer nova reflexão e opção.

Os problemas dos municípios são do conhecimento de todos os candidatos qualquer que seja sua cor partidária. A questão é saber como esses candidatos vão se comportar quando eleitos e assumirem os seus cargos. Se vão honrar as propostas apresentadas para os eleitores. Se vão cuidar dos problemas de seu município. Se vão honrar os compromissos assumidos nos palanques e com o eleitor.

Pesquise o passado e faça uma análise da vida e das atitudes de seus candidatos, para então decidir em quem votar.

Essas questões são relevantes e deverão ser levadas em consideração pelo eleitor, se quer ter uma política volta para os interesses da comunidade ou amargar mais quatro anos de penúria e descasos para com a coisa pública.

Parodiando Genival Santos: “Se errar uma vez dou castigo para não se acostumar. Se errar outra vez mando embora pra saber me respeitar.”

VOTE CERTO, VOTE CONSCIENTE! Porque se errar, só daqui a quatro anos.

Fortaleza, 22 de setembro de 2012

TARCÍSIO JOSÉ DA SILVA

Presidente da Comissão Especial de Ética na Política e

de Combate à Corrupção Eleitoral da OAB/CE.