O Poder Judiciário do Ceará obteve 2.399 acordos em menos de 48 horas de mobilização da Semana Nacional da Conciliação. Até às 17h45 desta quinta-feira (08/11), já haviam sido realizadas 5.689 audiências. O índice de acordos é de 42,17%.

Na Capital, estão mobilizadas as Varas Cíveis, de Família e Juizados do Fórum Clóvis Beviláqua e os Juizados Especiais Cíveis e Criminais (JECCs). Até agora, já ocorreram 1.639 sessões conciliatórias, com 540 acordos entre as partes.

No Interior, as Varas e Juizados Especiais Cíveis e Criminais (JECCs) já somaram 4.050 audiências que resultaram em 1.859 acordos. O Juizado Especial de Iguatu foi o que obteve o maior número de consensos litigiosos. Foram 159, das 333 audiências feitas. Em seguida vem a Vara Cível da Comarca de Caucaia, com 47 casos solucionados das 78 sessões conciliatórias. Em terceiro, a Vara Única da Comarca de Independência, com 53 audiências e 47 acordos.

Os trabalhos da Semana Nacional de Conciliação no Ceará estão a cargo do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos. A iniciativa conta com a parceria da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ). O Núcleo é supervisionado pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira e coordenado pela juíza Helga Medved.

A Justiça estadual agendou 25.503 audiências, sendo 17.067 no Interior e 8.436 na Capital. A força-tarefa teve início nessa quarta-feira (07/11) e segue até a próxima quarta-feira (14/11).

Este ano, de forma inédita, também foram marcadas audiências para o fim de semana. O objetivo é facilitar a vida de quem trabalha e não pode ir, de segunda a sexta-feira, aos locais das sessões.

A mobilização é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os Tribunais. A finalidade é solucionar conflitos judiciais por meio de acordos e disseminar a cultura do diálogo e da pacificação social.

Fonte: TJCE