Os novos dirigentes do Poder Judiciário estadual tomam posse nesta segunda-feira (28/01), às 17h, no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido será o novo presidente da Corte de Justiça e os desembargadores Francisco Lincoln Araújo e Silva e Francisco Sales Neto assumem como vice e corregedor geral da Justiça, respectivamente.

A solenidade será realizada no Auditório Conselheiro Bernardo Machado da Costa Dória e contará com dois oradores: os desembargadores José Arísio Lopes da Costa, presidente do TJCE, e Luiz Gerardo de Pontes Brígido.

Os novos dirigentes do Poder Judiciário cearense foram eleitos no dia 12 de novembro de 2012. Eles ficarão nos cargos durante o biênio 2013/2015.

PERFIS

LUIZ GERARDO DE PONTES BRÍGIDO – Natural de Fortaleza, é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ingressou na magistratura em 1979, atuando nas Comarcas de Jaguaruana, Pacajus, Tianguá e Tauá. Foi também juiz titular da 20ª Vara Cível de Fortaleza. No Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), ocupou os cargos de corregedor e de presidente (outubro de 2009 a janeiro de 2011). Atualmente, é o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, no qual ingressou em outubro de 2002.

FRANCISCO LINCOLN ARAÚJO E SILVA – Nascido em Acopiara, é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFC. Iniciou a carreira como promotor de Justiça de Orós, sendo promovido, em 1974, para a Comarca de Várzea Alegre. Atuou ainda em Iguatu e Fortaleza. Em 1995, foi promovido a procurador de Justiça. É desembargador do TJCE desde outubro de 2006, eleito pelo critério do quinto constitucional, em vaga destinada ao Ministério Público. Preside a 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça e é diretor da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).

FRANCISCO SALES NETO – Natural de Catolé do Rocha (PB), tem graduação em Direito pela UFC. Como juiz, desempenhou funções em Alto Santo, Jaguaribe, Iracema, Baturité e Aracoiaba. Passou ainda por Maranguape e Fortaleza. Foi juiz auxiliar da Corregedoria, da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua e da Presidência do TJCE. Assumiu como desembargador da Corte de Justiça em junho de 2007. Atualmente, integra a 1ª Câmara Cível.

Fonte: TJCE