O desembargador Francisco Darival Beserra Primo tomou posse, na última sexta-feira (22/02), como presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai-CE), para o biênio 2013-2015. A solenidade foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido.

Estiveram presentes ainda os desembargadores Francisco Lincoln Araújo e Silva (vice-presidente do TJCE), Francisco Sales Neto (corregedor-geral da Justiça), João Byron de Figueirêdo Frota, Antônio Abelardo Benevides Moraes e Francisco Suenon Bastos Mota, além de servidores do Poder Judiciário.

Durante discurso, Francisco Darival agradeceu pela indicação e afirmou que a responsabilidade é muito grande, pois a Cejai-CE trata de “uma matéria de grande relevância social”. Ele disse ainda que, no Brasil, os desafios envolvendo a adoção internacional são enormes, tendo em vista “a falta de políticas públicas que deem condições às famílias de ficarem com as crianças”.

O desembargador também ressaltou o compromisso com a infância e juventude. “Vou fazer tudo para não decepcionar a indicação. Espero ter o apoio e a compreensão de todos para continuar contribuindo com essa causa”.

Ele lembrou o desembargador Francisco Suenon Bastos Mota, que esteve à frente da Comissão no biênio 2011-2013. “É um magistrado vocacionado, lutador da causa, dedicado e que fez um excelente trabalho”.

O presidente do TJCE fez referência à sensibilidade da área e disse que a Corte de Justiça estará à disposição do desembargador Francisco Darival. “A responsabilidade não é só do poder público, mas de toda a sociedade. Temos a certeza de que a Cejai-CE terá à frente um homem probo, digno e determinado”.

A Cejai-CE foi criada por meio da resolução nº 01, de 19 de agosto de 1992, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Tem como missão a prevenção e, principalmente, o controle e a fiscalização das adoções internacionais, com o objetivo de impedir o tráfico internacional de crianças e de adolescentes.

Fonte: TJCE