Diretores de secretaria das Varas da Fazenda Pública, de Execuções Fiscais e de Família participaram de capacitação sobre as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O treinamento aconteceu nessa sexta-feira (08/03), no Auditório Agenor Studart do Fórum Clóvis Beviláqua.

Os facilitadores foram os servidores Natália Maria Fernandes Pereira, chefe do Serviço de Atividades de Apoio da Diretoria do Fórum, e Leonardo Lima Façanha, integrante do Grupo Gestor da Virtualização.

Na ocasião, foram apresentadas as metas relativas à produtividade e às taxas de congestionamento. Também foram transmitidas orientações sobre medidas estratégicas a serem adotadas para melhorar os resultados.

Além disso, foi exibido passo a passo de como extrair os dados estatísticos referentes ao cumprimento das metas, por meio de relatórios emitidos pelo Sistema de Automação da Justiça (SAJ), software usado para a gestão dos processos eletrônicos.

Segundo Natália Fernandes, a Diretoria do Fórum está desenvolvendo estudo para medir a taxa de congestionamento e a produtividade de cada unidade judiciária, de forma individualizada. “Cada vara poderá conhecer sua situação específica e, assim, saber onde deve atuar de forma mais intensa”, afirmou.

Ela ressaltou que o monitoramento do congestionamento deve ser feito mensalmente, permitindo que sejam adotadas medidas preventivas e compensatórias. O acompanhamento dos dados estatísticos possibilita ainda que sejam feitas projeções de qual será a situação futura da vara, bem como eleger as ações prioritárias, visando otimizar o desempenho das unidades. “A partir desse diagnóstico, a Diretoria do Fórum vai desenvolver ferramentas para facilitar a melhoria de performance das Varas”, afirmou.

Próximos treinamentos

Serão ofertadas outras seis turmas do treinamento, voltadas para magistrados e diretores de secretaria das Varas Cíveis (dia 15/03); das Varas de Falências, Sucessões e Registros Públicos (22/03); das Varas da Infância e Juventude (05/04); das Varas Criminais, do Júri, de Tráfico de Drogas, de Trânsito e Juizado de Violência contra a Mulher (12/04); das Varas de Execução Penal, Penas Alternativas e da Justiça Militar (19/04). As aulas ocorrerão sempre às sextas-feiras, de 9h30 às 11h30, na Sala de Treinamento 1 do Departamento de Informática do Fórum.

Fonte: TJCE