A Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) iniciou, na última segunda-feira (04/03), o curso de Latim Jurídico. O objetivo é capacitar os profissionais do direito a utilizar corretamente os recursos da Língua Latina, sobretudo no exercício das atividades advocatícias.

O curso está sendo ministrado pelo professor Antônio Carlos Campolina, especialista em Latim Jurídico. O treinamento segue até a próxima quinta-feira (07/03), no auditório desembargador José Maria de Queirós, no horário de 14h30 às 17h. A carga horária é de 12 h/a.

A capacitação compreende os seguintes módulos: Direito Romano; A Palavra Direito; Fontes do Direito Romano – A Lei das XII Tábuas – O Plebiscito; Ius Personarum – O Direito das Pessoas; O Alfabeto – Pronúncia – Classificação das Palavras.

Envolve, ainda, os módulos As Declinações – Funções dos Casos; Os Verbos; Formação de Palavras – Etimologia; A Arte do Orador – Cícero, Catilina, César, Brutus; Sententia Christi – A Sentença de Cristo; Calendário Romano; Quatrocentos e Cinquenta Aforismos e Expressões Usadas no Mundo Jurídico; e Iuramentum – Juramento.

Fonte: TJCE