Presidência, Corregedoria Regional, Diretoria Geral e secretarias de Administração, Judiciária e Planejamento Estratégico. Esses são apenas alguns dos cargos de alto escalão ocupados por mulheres na Justiça do Trabalho do Ceará. Para celebrar o Dia Internacional de Mulher, comemorado no último 8 de março, o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) divulgou abaixo dados de pesquisa sobre a presença feminina no funcionamento da máquina judicial e administrativa da instituição. Em muitos grupos de atividade, elas já são maioria.

Nas varas do trabalho de Fortaleza, por exemplo, elas ocupam 10 das 18 diretorias de secretarias. Quatro das cinco unidades judiciárias há mais tempo em funcionamento na capital cearense têm servidoras na direção da secretaria. “Sinto-me muito feliz e realizada em poder contribuir com o meu trabalho e me dedico ao máximo para prestar um serviço com a maior qualidade possível”, comenta a servidora Roberta Ribeiro, que já trabalhou em Crateús e Tianguá e atualmente dirige a secretaria da 2ª vara do trabalho de Fortaleza.

As mulheres representam quase metade do corpo funcional do TRT/CE. Elas são 49,6% dos 1007 servidores em atividade. “Vivemos uma democracia substantiva dentro da Justiça do Trabalho do Ceará. O gênero já não é relevante na hora de escolhermos nossos gestores”, afirma a presidente do TRT/CE, desembargadora Roseli Alencar. Ela também destaca que a dedicação e a competência das servidoras do TRT/CE refletem na grande quantidade de cargos chaves que ocupam no Regional trabalhista cearense.

Na administração do Tribunal, elas ocupam 20 dos 45 cargos de confiança. Além de Diretoria-Geral e das secretárias de Administração, Judiciária e Planejamento Estratégico, as mulheres comandam outras unidades importantes para o funcionamento da Justiça do Trabalho do Ceará, como a Divisão de Assistência ao Servidor, a Escola Judicial e a Assessoria Jurídica Administrativa.

Até mesmo espaços antes exclusivamente masculinos, hoje já possuem representantes femininas. O setor de transporte conta com uma mulher na equipe de motoristas e o setor de segurança do Tribunal tem o reforço de três mulheres, uma delas a servidora Viviana Costa, que comanda a equipe.

Magistratura: As mulheres ocupam posição de destaque também na magistratura do trabalho cearense. Metade do quadro de juízes do trabalho substituto é formado por mulheres, o que reforça a tendência a ocuparem cada vez mais cargos diretivos nos próximos anos. Entre os juízes titulares, elas são 10 de 29.

A Justiça do Trabalho do Ceará teve mulheres na Presidência em quatro administrações: na atual gestão (2012/2014) e também nos biênios 2006/2008, 1998/2000 e 1994/1996, respectivamente com as desembargadoras Roseli Alencar, Dulcina Palhano, Irisman Cidade e Laís Freire. Atualmente a Corregedoria-Regional também é ocupada por uma mulher, a desembargadora Maria José Girão.

Fonte: TRT-CE