A Comissão de Direito Penitenciário da OAB-CE continua visitas as unidades penitenciárias em Fortaleza. Amanhã, 3 de abril, a partir das 14h, a Comissão vai realizar inspeção no 9° Distrito Policial, localizado na Praia do Futuro. De acordo com o presidente da Comissão, Márcio Vitor Meyer de Albuquerque, o objetivo é fazer uma vistoria na estrutura da delegacia relacionada à condição dos presos, ao trabalho dos policiais e, também, ao trabalho dos advogados nesses estabelecimentos.

“Iremos analisar a estrutura da delegacia e verificar como está carceragem, a quantidade de servidores, se há viaturas disponíveis para o trabalho. É uma inspeção que vai garantir não só a segurança dos profissionais, mas também da população”, diz o presidente da Comissão. Márcio Vitor lembra que dez presos fugiram do 9° DP há duas semanas. “Inclusive, já tinha enviado o ofício solicitando a visita à delegacia muito antes deste ocorrido”, conta.

Depois da visita, Márcio Vitor informou que irá repassar as informações ao Conselho Secional da OAB-CE. Em março, a Comissão de Direito Penitenciário realizou visita ao 15° DP, na Cidade 2000. Na ocasião, o delegado do 15° DP, Alísio Freitas da Justa, informou à Comissão de Direito Penitenciário as condições da delegacia, abordando desde a falta de estrutura para os trabalhos dos advogados, dos policiais e a falta de segurança no estabelecimento, como também a superlotação das celas.